Design Instrucional: Como converter e abrir arquivos do Office 2007?

Um problema muito comum quando se lida com vários alunos é gerenciar a padronização das informações. Para cursos a distância, que demandem uma grande produção de material pelos alunos, os professores e tutores precisam usar vários artifícios para poder abrir arquivos e acompanhar os alunos. Um exemplo disso foi a experiência que tive no primeiro semestre, com um grupo de tutores que acompanhava cerca de 1000 alunos a distância.

Em determinado momento, algumas tarefas de pesquisa precisam ser desenvolvidas pelos alunos. Muitas dessas tarefas são realizadas na casa dos alunos. Bem, o problema é que mesmo solicitando aos alunos para salvar os seus textos e planilhas em formatos comuns, como o do Office 2003. Uma boa parte deles salva os seus trabalhos no formato do Office 2007.

Logo do Office 2007

Para que nunca passou por isso, esses formatos são incompatíveis. Não é possível abrir arquivos com extensão docx, xlsx e pptx no Office 2003 e Open Office. Isso gerava um problema enorme! A maioria dos tutores usava o Open Office, na faculdade a plataforma adotada era o Office 2003. Como resolver?

Diante dessa situação, só podíamos solicitar aos alunos para converter os arquivos para o formato do Office 2003. O problema é que uma boa parcela não fazia isso. Depois de certo tempo, até os professores autores, contratados para fazer o projeto de disciplinas, passavam a enviar os textos das suas disciplinas no formato docx. Isso estava se tornando um problema de design instrucional.

Até pouco tempo atrás não havia solução rápida para isso. Pois agora a Microsoft lançou um pacote de ferramentas próprias para visualizar e converter arquivos do Office 2007, sem que você necessariamente tenha essa versão do Office.

Veja as opções:

  • Pacote de compatibilidade: Com esse download é possível abrir e converter arquivos do Office 2007 com as versões 2000, XP e 2003. O único inconveniente é possuir alguma versão do Office instalada. Mas já resolve uma parte do problema, na maioria das instituições existem algumas estações com Office.
  • Visualizador de arquivos: Essa ferramenta permite abrir e visualizar arquivos do Word 2007. Para quem não tem nenhuma versão do Office, pode ser uma opção.

Ambas as opções são oferecidas de maneira gratuita pela Microsoft. Se você já passou por esse problema, agora já sabe como pode resolver. Se você for tutor ou trabalha com tutores de cursos a distância, essas ferramentas são extremamente úteis!

Fonte: AUGI 

Leave a Reply