Como fazer os fóruns do Moodle funcionarem?

Esse não será um artigo técnico sobre o código fonte do Moodle, mas sim uma abordagem sobre o funcionamento dos cursos a distância com o Moodle. Um colega professor me perguntou, porque nos seus cursos a distância, os seus alunos apenas liam o material e respondiam aos questionários. Mas os fóruns estavam às moscas, isso o estava preocupando. Com toda razão! O moodle é uma rede social para educação, então se a interação entre os alunos e tutores não existir, o aprendizado e a experiência no sistema fica comprometida.

O que estava errado? Tomei a liberdade de analisar o curso do colega. Depois de analisar os textos e organização geral do conteúdo, percebi que em nenhum momento a discussão no fórum é instigada.

Uma ótima técnica para instigar a interação dos alunos nos fóruns é provocá-los. Isso mesmo, você abordou algum assunto polêmico nos textos? Cite esse texto e faça uma pergunta no enunciado do fórum, de maneira a gerar polêmica. Assim os primeiros alunos devem tomar a iniciativa, para participar da discussão.

Forum Moodle

Outra técnica muito utilizada é a contextualização. No enunciado do fórum, conte uma história envolvendo a aplicação prática do assunto abordado no mundo real, se for um curso profissionalizante, fica mais fácil ainda.

Por exemplo, aborde uma situação em que uma pessoa precisa tomar uma decisão frente a uma situação. Pergunte no fórum qual seria a melhor solução para aquela situação. Você verá que os participantes do curso devem apresentar as mais diversas soluções. Claro que algumas dessas soluções estão equivocadas, então nesse ponto cabe a participação do tutor para conduzir a discussão para a melhor solução.

Um dos erros cometidos na hora de criar um fórum em ferramentas como o Moodle, consiste na falta de ligação do fórum com o conteúdo. Um fórum não pode simplesmente existir, ele deve servir para enriquecer a experiência dos alunos. Isso só será possível se o professor autor, deixar claro no enunciado do fórum que para participar é necessário compreender o conteúdo abordado.

Outro exemplo comum consiste na discussão de múltiplos assuntos, abordados durante as aulas. Lembre os assuntos no enunciado e faça um questionamento, sempre provocando um pouco de polêmica.

Apenas colocar o fórum lá, não fará os alunos participarem. Depois que o colega professor começou a criar um pouco de polêmica, mas com responsabilidade, os seus alunos começaram a participar mais dos fóruns, expressando as suas opiniões sobre os assuntos abordados. O curso ficou mais movimentado e também mais parecido com uma rede social.

Leave a Reply