Como converter arquivos do PowerPoint para Flash?

Quem trabalha com educação a distância, sempre vai acabar tendo que passar por esse problema. Como inserir apresentações em Slides, dentro de ambientes como o Moodle. Para isso é necessário converter a apresentação, para o formato do Flash, o arquivo é convertido de PPT para SWF. Existem várias ferramentas que fazem isso, a opção mais simples é usar o SlideShare, mas com inconveniente de exibir o logo do sistema como marca d’água nas apresentações.

Tirando o SlideShare, podemos usar várias ferramentas como:

  • FlashPoint: Ferramenta que consegue converter arquivos em PPT diretamente para o formato SWF. O diferencial dessa ferramenta é o suporte a arquivos de áudio. Podemos adicionar narrações em áudio nas apresentações.
  • Powerpoint to Flash: Aqui temos apenas as operações básicas de conversão, sem suporte especial para arquivos de áudio ou recursos extras.

Todas essas ferramentas possuem um inconveniente, são todas pagas. Podendo ser usadas livremente por um determinado período de tempo apenas para avaliação. Depois disso, param de funcionar ou então exibem uma marca d’água, no centro da apresentação convertida.

Existe uma ferramenta gratuita que edita a converte apresentações, produzidas no PowerPoint para o formato do Flash, de maneira totalmente gratuita. O Open Office Impress!

Isso mesmo! Com o Impress podemos abrir uma apresentação no formato PPT e editar o seu conteúdo, depois é só acionar a opção Arquivo -> Exportar e escolher o formato SWF.

Se você quiser fazer uma experiência, caso tenha o Open Office instalado. Abra qualquer apresentação salva no formato PPT no Impress. Caso seja necessário, realize alguma edição ou ajuste no arquivo. Quando tudo estiver finalizado, podemos acionar a opção para exportar, no formato SWF.

Converter PowerPoint para Flash

Converter Powerpoint Para Flash - Menu Exportar

Pronto! Agora teremos uma apresentação no formato Flash, sem nenhum custo adicional. O material estará pronto para ser inserido no Moodle ou outro ambiente baseado em internet. Se você quiser testar, pode até navegar na apresentação, para isso abra o arquivo em qualquer navegador Web, como o Firefox. Para navegar na apresentação, use as setas direcionais do teclado.

Ficou interessado? Para fazer o download do Open Office, visite esse endereço. Caso você queira fazer o download da versão portátil, que pode ser executada diretamente de uma pendrive visite esse endereço.

3 Responses to “Como converter arquivos do PowerPoint para Flash?”

  1. […] 7 dicas para criar estratégias de ead: Logo depois das propagandas, sobre as ferramentas da Adobe, vem uma parte interessante, falando sobre dicas de como criar estratégias para EAD. Os alunos devem estar cientes dessas estratégias, e o material não deve ser baseado apenas na conversão de apresentações em PowerPoint para Flash. […]

  2. […] matéria: http://www.colaborativo.org/blog/2007/10/15/como-converter-arquivos-do-powerpoint-para-flash/ Tags: Flash, […]

  3. Esse é o problema do IMPRESS… Abri uma apresentação criada através do PowerPoint, fiz as modificações necessárias e depois visualizei no próprio Impress e rodou perfeitamente. Ao exportar para o formato .swf, minha apresentação perdeu todas as animações! Não quero ficar apertando nenhuma tecla para visualizar nada, posto que o intuito sempre foi deixar tudo automático. Se puder me ajudar, mande-me um e-mail. Grata.

Leave a Reply