Infográficos para educação e distância

Qual o maior problema enfrentado pelos designers instrucionais? Transformar os conteúdos de aulas em apresentações e material áudio-visual que atinja os requisitos educacionais, necessários para o aprendizado. Um dos artifícios mais utilizados pelos designers para realizar essas tarefas são os infográficos. Esse é um tipo de gráfico, rico em referências visuais que pode inclusive apresentar narração e interatividade, que tenta descrever ou ensinar algo de maneira visual. Usar esse tipo de recurso para exemplificar ou mostrar alguma tarefa ou acontecimento é comum em jornais e revistas. Para os ambientes de ensino a distância, apenas com o aperfeiçoamento das tecnologias para web, isso se tornou algo corriqueiro.

Infografico

Mas o que é necessário para fazer um bom infográfico? Antes de mais nada é necessário um ilustrador e dependendo do grau de sofisticação, talvez um editor de áudio e vídeo. Sem falar em uma pessoa para fazer a interação entre os elementos. A interação pode variar podendo ser desenvolvida, apenas com o passar do mouse sobre uma área do gráfico, para revelar um texto.

Outra maneira de fazer a interação é pedir que o usuário realize alguma tarefa, como clicar sobre um elemento, arrastar esse elemento para uma determinada área e soltar. Por exemplo, para fazer o teste de uma reação química.

Esses níveis de interação já exigem certo grau de programação e códigos por parte da equipe.

Antes de começar, a equipe deve ter em mente um roteiro sobre o que mostrar no infográfico. Depois é interessante montar um pequeno storyboard, mostrando todas as telas e interações. Tudo a nível de rascunho.

Assim que tudo estiver planejado, a equipe pode partir para a produção.

Para ter uma idéia sobre como os infográficos animados podem auxiliar na explicação, de praticamente qualquer assunto, visite essa página no mundo estranho. Eles têm ótimos infográficos lá.

Se você está montando uma equipe voltada para educação a distância, esse tipo de material pode ajudar muito. Principalmente porque ele se integra a praticamente qualquer LMS como o Moodle. Podemos criar o infográfico e adicionar as imagens como páginas ou links dentro dos cursos.

Para desenvolver material para cursos, essa é uma ótima opção.

Leave a Reply