Configurando apresentações do tipo Pecha Kucha

Você gostou daquelas apresentações do tipo Pecha Kucha? Caso não esteja lembrado, há alguns dias atrás publiquei um artigo falando sobre essa metodologia para apresentações, que presa pelo poder de síntese do apresentador. Funciona assim, a pessoa que está apresentando só dispõe de 20 slides para colocar o conteúdo, que estão programados para avançar automaticamente após 20 segundos. No total a apresentação só pode ter 6 minutos e 40 segundos. Pois é, o tempo é muito curto mesmo.

Se você quiser tentar fazer uma apresentação assim, a ferramenta usada para as apresentações precisa ser configurada, para passar os slides depois de 20 segundos. Recebei algumas mensagens de pessoas perguntando como fazer isso no PowerPoint e também no Impress.

Vou mostrar como configurar primeiro no Impress. Crie a sua apresentação com os 20 slides. Assim que todos os slides estiverem criados, pressione a tecla CTRL+A ou acione o menu editar -> Selecionar tudo. Assim todos os slides ficam selecionados.

Depois clique com o botão direito do mouse sobre os slides e escolha a opção “Transição de Slides”.

Open Office Impress Pecha Kucha

Quando o menu de transições aparecer, escolha na área Avançar slide a opção: automaticamente, determinando o tempo em segundos. Nesse caso 20.

Open Office Impress Pecha Kucha - Transições

No PowerPoint o processo é semelhante, mas os atalhos mudam um pouco. Depois de adicionar os 20 slides, pressionamos a tecla CTRL+T para selecionar todos os slides.

Quando todos estiverem selecionados, escolha a aba Animação, para abrir as opções de animação.

PowerPoint 2007 - Menu animação

Nesse menu existe uma opção mais a direita, chamada de Avançar Slide. Nela podemos determinar que os slides avancem automaticamente após determinado tempo. Marque a opção e determine o tempo como sendo 20 segundos.

PowerPoint 2007 - Transições

Pronto! Agora é só adicionar o conteúdo, pressionar F5 e começar a apresentação. Não custa nada tentar e a experiência podem trazer algumas idéias interessantes para melhorar as suas apresentações, deixando os textos mais diretos e platéia mais feliz.

Só tome cuidado para não perder o foco, mesmo sendo rápidas, as pessoas não podem sair com sensação de não ter aprendido ou compreendido a mensagem que você queria passar.

Leave a Reply