Como organizar um quadro para aulas?

Estou sempre falando aqui no Blog sobre como organizar e preparara apresentações em slides, para aulas e palestras. Mas não devemos desprezar os meios analógicos de apresentação, até porque muitas instituições de ensino sequer dispõem de um grande número de projetores ou quem sabe, smartboards para aulas. Então um professor também deve saber usar bem um quadro branco. Mas como usar esse tipo de mídia? Existe uma técnica apropriada? Sim, para usar esse tipo de quadro devemos usar uma organização própria até para facilitar as nossas próprias aulas.

Antes de qualquer coisa, uma boa caligrafia é fundamental. Usar um quadro com uma boa organização, mas com uma caligrafia ilegível, pode estragar completamente o seu senso de organização, sem falar na eficiência da aula.

Já participei de algumas bancas que examinavam professores, candidatos a entrar na instituição e a grande maioria tinha dificuldade em organizar o quadro.

Para organizar um quadro, podemos usar a seguinte divisão:

Quadro para aulas - Professor

  • Roteiro: Essa parte do quadro é destinada a exibir o roteiro da aula em tópicos. Deixe o máximo de tópicos, para que os alunos que estejam atrasados ou mesmo os presentes possam saber a seqüência da aula. Outro ponto importante, na parte superior do roteiro é sempre interessante, adicionar a data, nome da disciplina e o nome do professor. Alguns alunos não decoram o nome, isso facilita caso alguns deles queira chamá-lo para tirar dúvidas.
  • Conteúdo: Aqui temos a parte em que o conteúdo da aula será desenvolvido. Use essa parte para escrever e desenhar. Assim que o assunto for progredindo, apagamos o conteúdo dessa parte e escrevemos mais. Essa é a única parte do quadro que recebe alterações periódicas durante a aula. Caso o seu conteúdo exija, podemos fazer divisões verticais, isso se a largura do quadro deixar também.
  • Complemento: Na extrema direita do quadro, usamos para adicionar informações complementares à aula. Vejam algumas dessas informações:
    • Datas de entrega para trabalhos
    • Links para pesquisa na internet
    • Avisos sobre a aula

Com essa organização a sua aula será mais bem organizada. Claro que recursos tecnológicos são sempre necessários, mas também temos que nos adaptar a falta da tecnologia.

Para se preparar de maneira melhor ainda, alguns professores escrevem a seqüência de conteúdo em cartões de texto. Para facilitar a escrita no quadro, durante a aula. Agora é só pratica um pouco para melhorar as suas aulas.

4 Responses to “Como organizar um quadro para aulas?”

  1. Como organizar um quadro para aulas?…

    Veja como organizar o texto no quadro branco, para melhorar as suas aulas e apresentações….

  2. É sempre bom ler um artigo sobre as “velhas” tecnologias: elas também podem continuar a serem úteis sim, diferentemente do que grande parte das pessoas (professores) imaginam. O mimeógrafo é outro recurso que deve continuar a estar disponível caso a fotocopiadora não funcione, por exemplo.

  3. Olá Allan!

    Descobri recentemente o colaborativo.org e tenho feito constantes leituras dos seus post.Eles tem sido de enorme utilidade para mim. Muito obrigada!

    Estou terminando minha Pós-graduação em Educação Empreendedora atraves da Ea D da Universidade Federal de Sao Joao del’Rei-MG. Preparo-me para minha apresentação monografica para a banca e gostaria de lhe pedir uma sugestao, se possivel for.

    Minha monografia discorreu sobre o tema: Qual o perfil do Tutor que atua em Ea D pela UFSJ. Para tanto, recorri a uma pesquiza de campo onde pude fazer o levantamento estatistico do perfil deste tutor, atraves de perguntas em um questionario padrao. A partir das respostas dadas, pude estabelecer o perfil deste tutor.

    Somente usarei o power point porque percebo que existe um certo…senso comum??? “quase que exigindo ” o seu emprego.Eu prefiro o quadro negro…

    Particularmente compartilho com aqueles que tem dito que existe um fascinio pela coisa tecnologica, como se ela, por si mesma, garantisse o aprender a aprender ou o auto didatismo garacteristico do modelo Ea D. Mas eu nao quero cair no mesmo equivoco.

    Vc poderia sugerir alguma forma de utilizar o power point que nao fosse como mero espelho do que irei falar?

    Pretendo atraves dele dar uma melhor visualização nos dados estatisticos coletados…o que vc acha disso?

    Desde já agradeço-lhe imensamente…

    Pelo blog.
    Pela atenção a mim dispensada.
    E por qquer colocação q vc tenha a fazer sobre este assunto.

    Até…

    Aline Lombello

  4. Oi Aline,

    O ideal é que você use o powerpoint como apoio em termos visuais para a sua apresentação. Use a menor quantidade de texto, adicione muitas imagens contextualizadas com a sua apresentação oral.

    Essa é a melhor forma de usar slides nesse tipo de apresentação.

    Abraços

Leave a Reply