Novidades para as próximas versões do Moodle

O moodle estava para receber uma atualização em Setembro que ainda não foi lançada, estando ainda em estágio beta. O moodle 1.9 trará algumas novidades interessantes para quem usa a ferramenta como rede social. Felizmente alguns projetos submetidos ao Google Summer of Code foram aprovados e o moodle particiou da bonança de novos recursos. Para quem não conhece nos últimos anos o Google vem patrocinando desenvolvimento de novas ferramentas e funcionalidades, para ferramentas livres. Conheça os projetos submetidos para o Moodle nesse link.

No moodle 1.9 já veremos um desses projetos em ação. Quem usa o moodle deve saber que ele é voltado para uma filosofia chamada de construtivismo social. Nessa filosofia, as pessoas devem aprender ou pelo menos aprendem melhor, quando interagem umas com as outras. Esse tipo de comportamento é incentivado no moodle.

Moodle Logo

Na lista dos projetos, existe um cuja autoria pertence a um desenvolvedor chamado Luiz Cruz, que tente atribuir características de uma rede social ao moodle.

As características são as seguintes, redes sociais permitem que os seus usuários criem listas de amigos e façam classificação de conteúdo usando tags.

A proposta de implementação de redes sociais no moodle funcionaria da seguinte forma. A sua instituição de ensino matem uma instância do moodle, conseqüentemente ela abriga vários alunos. Um dos grandes problemas do moodle é o incentivo a interação entre os alunos, para fomentar o construtivismo social. O perfil dos usuários no moodle pode não ser a melhor maneira de encontrar pessoas, com os mesmo interesses.

Com o uso de tags será possível atribuir palavras-chave aos alunos de um curso. Então uma pessoa que precise trocar informações sobre pedagogia ou matemática, pode procurar usuários que possuam essas tags associadas aos seus usuários. Fica mais fácil assim não é?

Esse novo recurso implementado ao moodle deve facilitar muito, a interação entre os participantes dos cursos. Caso você queira fazer o download dessa versão ou até mesmo indicar para a sua instituição de ensino, para fins de teste. Visite o web site do moodle e faça o download da versão de testes. Caso contrário, espere mais alguns dias pelo lançamento oficial.

Depois falo sobre mais algumas novidades interessantes e sobre o que esperar para a versão 2.0 do moodle, que está prevista para o próximo ano.

One Response to “Novidades para as próximas versões do Moodle”

  1. Novidades para as próximas versões do Moodle…

    veja nesse artigo como as próximas versões do moodle, transformam o sistema cada vez mais em uma Rede Social para educação….

Leave a Reply