Camtasia Studio 5

Na próxima semana a TechSmith está preparando o lançamento da próxima versão da sua ferramenta de gravação de vídeoaulas, o Camtasia Studio 5. Para quem não sabe, esse é um pacote completo para a criação e edição de aulas em vídeo, seja a gravação de uma tarefa usando a interface do computador ou exibindo uma apresentação no PowerPoint. O anúncio foi feito no blog oficial da TechSmith, chamado de Visual Lounge. Mas quais as novidades dessa nova versão? Como a ferramenta ainda não foi lançada, ficamos na dependência das informações oficiais do Blog, que infelizmente não liberou muita coisa.

No texto eles citam que o foco dessa nova versão será uma melhoria na [BP:215]usabilidade[/BP] e interface da ferramenta, assim como a criação de algumas novas ferramentas. Uma das coisas que será melhorada é o processo de pós-produção dos vídeos, que consome um tempo considerável. Para isso foi criada uma nova ferramenta chamada de SmatFocus. Essa ferramenta fica agora na barra de ferramentas do editor de vídeo do Camtasia.

Camtasia Studio 5

O seu objetivo será focar uma área da apresentação de maneira automática. Isso mesmo! Geralmente quando estamos gravando uma apresentação ou aula, precisamos levar o foco do vídeo para uma área específica. Seja para mostrar melhor uma interface ou para simplesmente ampliar a visão dos alunos. Até hoje isso era feito com a ferramenta Zoom/Pan, de maneira manual. Precisávamos selecionar a área que seria ampliada e determinar o tempo em que essa ampliação ficaria vigente. Agora a ferramenta SmartFocus, promete fazer isso de maneira automática!

Por enquanto ainda não é possível fazer um teste na ferramenta, só no dia 9 de Outubro, quando o Camtasia Studio 5 for lançado para o público. Para as pessoas que ainda devem comprar a ferramenta, pode ser uma boa oportunidade para adquirir a licença.

Tenho uma licença do Camtasia e do SnagIt para ajudar na criação dos meus treinamentos e aulas. Devo atualizar? Provavelmente vou esperar que essa nova versão seja lançada para avaliar a relação custo versus benefício. Atualizar um pacote de ferramentas não é tão simples assim do ponto de vista financeiro. Se a ferramenta supre as minhas necessidades, não existe razão para gastar mais 400 reais em atualizações.

Se você está montando uma equipe para fazer design instrucional ou montar treinamentos baseados em internet, essa pode ser uma ótima opção para adquirir uma licença.

Se você quiser saber mais, visite o blog oficial da Techsmith para saber mais sobre a ferramenta.

2 Responses to “Camtasia Studio 5”

  1. Camtasia Studio 5…

    Esse mês a techsmith lança mais uma versão do Camtasia Studio. Veja algumas da novidades nesse artigo….

  2. Naum consigo colocar aqele zoom q aparece em verde depois de pronto!!!
    me ajudem!

Leave a Reply