Yugma: Videoconferência e reuniões virtuais gratuitas

Fazer uma reunião com ferramentas de videoconferência pode ser uma experiência nova para empresas, que não estão familiarizadas com a tecnologia. Ainda mais quando elas fazem um orçamento, para instalar os equipamentos necessários para fazer esse tipo de transmissão. Uma sala equipada para videoconferência pode sair por até 20.000 reais. Isso mesmo são câmeras e mais equipamentos especializados.

Para uma pequena empresa, esse custo inviabiliza a implantação do sistema. Ainda mais quando falamos de pequenos grupos de trabalho, espalhados por várias cidades. Quando é necessário fazer uma reunião virtual com videoconferência e colaboração, esbarramos em um problema. Os integrantes da equipe precisam instalar ferramentas, disponíveis para um número limitado de sistemas e opções de hardware.

Na semana passada, encontrei um sistema baseado em internet chamado de Yugma. A sua proposta é muito interessante: oferecer um sistema de [BP]videoconferência[/BP] e colaboração online baseado em software que é executado no navegador. Isso mesmo, ele pode ser executado diretamente do navegador, de maneira independente ao sistema operacional.

Yugma - videoconferência e reuniões virtuais

Veja o que é possível fazer com o Yugma:

  • Compartilhar o desktop: Com o sistema uma pessoa pode compartilhar o seu desktop, para que os outros participantes da reunião possam visualizar as suas ações.
  • Compartilhar movimentos de Mouse e teclas do teclado: Aqui um participante pode compartilhar os movimentos do seu mouse e as teclas do teclado. Para orientar tarefas no computador.
  • Compartilhe apresentações: Um dos participantes pode usar slides para fazer uma palestra virtual.
  • Desenhe em uma tela compartilhada: Caso seja necessário é possível usar um quadro interativo para fazer desenhos e anotações, sobre uma imagem ou slide.
  • Ferramentas de Chat: Os participantes podem se comunicar com voz e imagem, mas também há a possibilidade de usar chats públicos e privados entre os usuários.
  • Compartilhamento de arquivos: Nas reuniões pode ser necessário armazenar e trocar arquivos. O sistema disponibiliza opções para ambas as situações.
  • Integração com Outlook e Skype: Existe um módulo que permite a integração do sistema com o Skype e Outlook. Assim é possível aproveitar os contatos e ferramentas existentes nessas ferramentas para organizar as reuniões.

O serviço é muito interessante, mas ele é gratuito até certo ponto. Primeiro o número de participantes para o serviço gratuito é limitado a apenas 10. Para mais usuários é necessário assinar o serviço. Sem mencionar que no serviço gratuito, anúncios publicitários aparecem no sistema. Nada que atrapalhe a reunião.

Ficou interessado? Visite o web site oficial do Yugma para saber mais sobre o sistema e quem sabe, organizar uma videoconferência ou reunião virtual!

Leave a Reply