Firefox Campus Edition, a melhor opção para estudantes

Caso você seja um usuário antenado nos recursos e novidades tecnologias, deve saber que a maioria das pessoas que trabalha com tecnologia, prefere usar o Firefox como navegador. Por quê? Por vários motivos, por ser gratuito e open source, por oferecer mais segurança e sem falar nos inúmeros plugins e extensões. Tudo isso faz o Firefox ser o escolhido, entre a maior parte dos chamados usuários avançados. Mas seria o Firefox a melhor opção para ambientes de ensino a distância? Ele pode oferecer alguma vantagem clara para os alunos? Pode sim!

Essa vantagem era até pouco tempo, implícita ao uso de algumas extensões e plugins. O usuário precisava reunir essas extensões para montar o seu próprio Firefox voltado à [BP:215]educação[/BP]. Pois a gora a fundação Mozilla, que é a organização que cuida do Firefox, lanço a versão acadêmica do navegador. Isso mesmo, ele se chama Firefox Campus Edition.

Firefox Campus Edition Logo

O navegador é exatamente o mesmo, mas agora essa versão já vem com as extensões próprias para ambientes de ensino integradas. Então não será necessário pesquisar pelo material, para montar uma versão personalizada do Firefox.

As extensões que acompanham o navegador são as seguintes:

  • FoxyTunes: Com essa extensão os usuários podem controlar players de música, pesquisa por letras e melodias.
  • StumbleUpon: Essa extensão permite usar os canais do StumbleUpon, em que os web sites recebem votos dos usuários. Assim como ele faz recomendações para navegação, dependendo do seu comportamento. Pode ser muito útil, na recomendação de material para pesquisa. Por exemplo, quando um aluno estiver pesquisando sobre História da Arte, o Stumble seleciona e recomenda web sites que falem sobre o assunto. Sem falar que ele permite a comunicação e compartilhamento de informações, criando uma rede social. Recurso semelhante a um marcador social.
  • Zotero: Aqui temos a possibilidade de realizar anotações, para lembrar-se dos aspectos importantes de uma pesquisa. Tudo direto no navegador, sem a necessidade de ferramentas externas.

Todas elas já vêm prontas para uso. A única desvantagem é que as extensões vêm em inglês, mas com um pouco de prática podemos usar o material sem maiores dificuldades. Caso você já tenha o Firefox instalado, pode instalar as extensões de maneira individual, para transformar o seu Firefox em Campus Edition.

Essa é uma iniciativa da fundação Mozilla, para tornar o Firefox mais popular entre estudantes universitários americanos, mas que pode beneficiar qualquer pessoa que esteja usando a internet como meio de estudo.

Então agora você já sabe, se a sua instituição de ensino precisa montar um laboratório de informática, especialmente voltado ao aprendizado. Que tal instalar o Firefox nos computadores? Recomende essa ferramenta aos seus alunos, para que eles possam tirar melhor proveito da internet.

Para ajudar no processo, estou preparando alguns tutoriais mostrando como usar essas extensões. Assim a língua inglesa não será barreira para o aprendizado.

Se você quiser fazer o download do Firefox Campus edition, visite esse link.

Caso você queria apenas fazer o download do Firefox mesmo, visite esse link:

Leave a Reply