Google Presentations lançado

Essa semana o Google lançou a sua ferramenta de apresentações, deixando o seu pacote de ferramentas para escritório ainda mais completo. Como será que ele ficou? As apresentações são de alta qualidade? Resolvi fazer uma breve análise do sistema, mostrando as suas principais ferramentas. Antes de começar, precisamos ter em mente que como as outras ferramentas do Google, provavelmente ao longo dos próximos meses teremos novidades e melhorias. Assim como ocorre com a ferramenta de planilhas e o processador de textos.

Vamos à análise, para criar uma apresentação acessamos o Google Docs, no botão Novo temos agora a opção Apresentação.

Google Presentations 01

A interface para criação de apresentações é simples, ainda sem muitas opções para incrementar o visual.

Google Presentations 02

Na parte superior da interface, temos os controles da apresentação. Assim como em outras ferramentas, podemos criar um novo slide, copiar, excluir, inserir uma imagem, textos e alterar o tema. Algumas informações importantes:

  • A inserção de imagens usa apenas arquivos armazenados no seu computador. Ainda não foi feita uma integração com sistemas como o Picasa Web. Quem sabe no futuro?
  • Quando clicamos no botão adicionar texto, uma nova caixa de texto é criada na apresentação.
  • Para mudar o visual da apresentação, use o botão alterar tema. Existem vários temas prontos para utilização. Um dos mais legais é o quadro negro, perfeito para professores!

Google Presentations 02

Na parte superior da interface, temos o botão Iniciar apresentação. Quando clicamos nesse botão, a nossa apresentação é aberta em uma nova janela do navegador. Essa janela mostra a apresentação em uma tela maior, com opção de navegação. Para visualizar em tela cheia, pressione a tecla F11.

Google Presentations 04

No menu arquivo, podemos importar um arquivo PPT, com a opção “Enviar um arquivo”. Assim como acionar várias opções para gerenciar a nossa apresentação. Ainda não existe a opção de importar um arquivo com o formato do Open Office Impress, mas não deve demorar muito até aparecer.

Google Presentations 05

Se você estava curioso sobre as possibilidades da ferramenta, já pode começar a usar o Google Presentations hoje mesmo. Em minha opinião, o que precisa melhorar?

  • Suporte a animação
  • Melhorar o visual dos slides
  • Integração com o Picasa Web ou Flickr
  • Adicionar transições

Por enquanto, a ferramenta de apresentações online que mais chamou a minha atenção foi o SlideRocket, pelo visual extremamente avançado e agradáveis temas. Quem sabe com o tempo o Google chega lá?

One Response to “Google Presentations lançado”

  1. Já pude utilizar a ferramenta de forma colaborativa e foi aprovada. A única restrição é a possibilidade de salvar o trabalho apenas como html.
    []s gelly

Leave a Reply