Como a Apple inventou o conceito de Wikis

Você sabe como o conceito de Wikis surgiu? Por incrível que pareça, uma empresa que desempenha um papel muito tímido ou praticamente nulo, no desenvolvimento e divulgação de Wikis, desenvolveu o conceito. Quem inventou as Wikis, como conceito de ferramenta foi a Apple. Isso mesmo, a mesma empresa que produz aqueles produtos que todos querem, inventou o conceito que está por trás das Wikis.

Um programador chamado Bill Atkinson, desenvolveu uma ferramenta chamada HyperCard, que servia mais como um organizador de informações que aceitava links entre seus arquivos. Então, os organizadores das informações podiam criar ligações, entre arquivos para criar uma rede interconectada de informações. Isso não lembra alguma coisa? Sim, a internet.

Mas naquela época, 1987 a internet ainda não havia se popularizado e o HyperCard, que era distribuído junto com todos os computadores Macintosh.

Hypercard

O funcionamento do sistema era muito interessante, ele era baseado em conjuntos de cartas. Esses conjuntos podiam armazenar textos e fazer links para outros conjuntos de cartas.

Isso é o mais próximo que tínhamos de uma Wiki, antes do conceito da ferramenta Wiki aparecer.

Essas experiências, em conjunto com a solidificação do paradigma da ligação entre textos e informações, levaram ao surgimento das Wikis. Quem começou com isso? Como falo muito aqui sobre esse assunto, não custa nada fazer uma menção ao criador do conceito, pois ele se chama Ward Cunningham. Ele começou a desenvolver a engine das Wikis em 1994, como uma maneira de armazenar informações para a sua empresa de consultoria. Daí para frente você pode imaginar o que aconteceu, hoje as Wikis são uma realidade como maneira de armazenar e trocar informações.

Na verdade, o verdadeiro potencial das Wikis ainda não foi apresentado. Isso porque são poucas as pessoas que conhecem e aplicam o conceito no seu cotidiano. Quando as pessoas e empresas, começarem a usar o conceito nas suas tarefas diárias, o conceito de Wiki será tão simples como hoje a palavra e-mail é.

Se você quiser saber um pouco mais sobre essa história, recomendo a leitura de dois textos, primeiro um falando sobre o HyperCard e uma pequena biografia de Ward Cunningham, ambas na Wikipedia.

Para essa semana estou preparando alguns textos especiais, sobre resultados da aplicação prática de Wikis em empresas. Espero que isso possa servir de incentivo, já que muita gente acaba não usando por desconhecer “cases de sucesso”.

One Response to “Como a Apple inventou o conceito de Wikis”

  1. Como a Apple inventou o conceito de Wikis…

    Veja nesse artigo como a Apple pode ter inventado o conceito das Wikis….

Leave a Reply