O fim do Authorware, uma das melhores ferramentas de autoria para EAD

Caso você esteja trabalhando com educação a distância há pouco tempo, provavelmente nunca deve ter tido contato com uma ferramenta chamada de Authorware. Pois, durante muito tempo, essa foi a melhor opção para produzir conteúdo educacional em formato eletrônico. Ainda lembro, quando nas minhas primeiras experiências profissionais tive que aprender a usar essa ferramenta, pouco amigável para produzir cd-roms interativos, com pequenos cursos. Criar material para quiosques então? Muito já estava pronto no Authorware.

Mas os tempos mudaram, a Macromedia foi vendida para a [BP:215]Adobe[/BP] e as instituições e profissionais voltados ao ensino a distância, adotaram em massa a internet como meio de interação e aprendizagem.

Adobe Authorware

Devido a esses fatores, a Adobe anunciou recentemente que não vai mais atualizar o Authorware, que hoje está na sua versão 7. Para ler o comunidado oficial, visite essa página na Adobe, caso você possua uma licença do Authorware, pode ficar tranqüilo. O suporte aos usuários irá continuar, mas nenhuma atualização será lançada. Então a compatibilidade com novas tecnologias e o material produzido pelo Authorware estará prejudicada.

Caso você esteja usando a plataforma Windows Vista, já tenha certeza que não será possível usar a ferramenta com ele. Se é que alguém ainda hoje usa o Authorware para produzir conteúdo educacional.

Na época, apesar de possuir ótimos recursos para criar material educacional, a interface e maneira de trabalhar da ferramenta eram pouco amigáveis. Isso não mudou ao longo das suas atualizações.

Como a tecnologia para educação a distância está voltada para o uso de internet, as ferramentas mudaram também. Hoje uma das opções mais usadas para gerar conteúdo híbrido, seja para internet ou mídias offline é o Adobe Flash. Além dele temos várias outras opções como:

  • Adobe Captivate
  • Adobe Acrobat Connect
  • Adobe Flex
  • Adobe Director
  • Adobe Dreamweaver
  • TechSmith Camtasia
  • TechSmith Snagit

Essas são apenas algumas das ferramentas usadas, das quais conheço para produzir material multimídia, com fins educacionais.

Caso você esteja para começar algum projeto, envolvendo criação de conteúdo para educação. Comece com essas ferramentas, muito provavelmente você vai precisar usar no mínimo o Flash.

Para conhecer um pouco mais da história, envolvendo o desenvolvimento das ferramentas usadas na educação a distância, visite a Wiki do Authorware. Lá existem várias informações interessantes, sobre o desenvolvimento e aplicações da ferramenta.

One Response to “O fim do Authorware, uma das melhores ferramentas de autoria para EAD”

  1. Derli Angnes on June 1st, 2008 at 5:08 pm

    Uso o Authorware 7 para converter apresentações power point em aplicativos executáveis. É lamentável que o software tenha entrado para galeria do museu, assim como o tolbook.

Leave a Reply