Mais um livro gratuito sobre educação a distância em ambientes digitais

Essa semana mais um livro gratuito sobre educação a distância foi lançado, dessa vez o assunto abordado são os tipos de interação existentes, no uso da informática na educação a distância. Como o título é bem claro, no contexto do assunto que é e-learning, estou descartando qualquer meio não-digital de aprendizagem. Já fiz o download do livro, que está no formato PDF, como qualquer livro gratuito, ele não é muito longo, tendo apenas 35 páginas. Mas o assunto é muito interessante e está bem resumido e vai direto ao assunto. Está em português? Infelizmente não, o conteúdo está em inglês, mas a linguagem é bem acessível, mesmo que o seu inglês não seja fluente.

Livro Gratuito

Para ajudar no entendimento do assunto, fiz uma pequena tradução do texto introdutório do livro, que diz o seguinte:

Cursos a distância podem ser extremamente monótonos, principalmente os cursos desenvolvidos em meios eletrônicos, isso porque os alunos geralmente estão isolados – sem a figura do professor por perto para estimular e instigar o aprendizado. Esse livro foi criado com o objetivo de mudar o estilo típico dos cursos existentes, em que os alunos simplesmente viram páginas de texto, introduzindo novas idéias para criar cursos mais estimulantes e oferecer experiências efetivas na educação a distância, usando meios digitais.

Tudo bem, essa não foi uma tradução literal. Alguns termos foram alterados, principalmente porque aqui no Brasil não separamos a educação a distância, por meios analógicos e digitais. Por incrível que pareça, ainda existem instituições oferecendo cursos por correspondência. Isso só acontece porque a internet e os recursos tecnológicos necessários para a disseminação da educação por meios eletrônicos ainda são escassos em algumas regiões do Brasil. Por isso, para os Americanos a educação a distância é sinônimo de e-learning.

Como é dividido o conteúdo do livro? Na primeira parte do livro o autor explica os níveis de interação, que podem ser aplicados nesse tipo de interação:

  • Interação passiva
  • Interação limitada
  • Interação complexa
  • Interação em tempo real

Depois, o livro aborda os tipos de conhecimento existentes, para no final mostrar 25 tipos diferentes de possíveis interações para ambientes de aprendizagem digital.

Caso você trabalhe com educação ou treinamentos, esse material é de leitura obrigatória! Para as outras pessoas vale a curiosidade, mas como o livro é gratuito, não custa nada fazer o download.

O autor de livro se chama B.J. Schone e para fazer o download do livro, você deve visitar esse endereço.

Leave a Reply