Dicas para uma boa captura de tela com o Camtasia

Você já se perguntou o que é necessário fazer para produzir aulas em vídeo? Principalmente aquelas que mostram a interface de softwares ou apresentações em slides? Produzir esse tipo de material não é tarefa fácil, muito pelo contrário exige planejamento, ensaios e uma boa pós-produção para eliminar os eventuais erros cometidos durante a gravação. Pensando nisso, o pessoal da Techsmith, publicou um artigo bem interessante sobre os mandamentos, ou regras necessárias para se produzir um bom conteúdo em vídeo. Mesmo que você não realize treinamentos com interface de software, esses mandamentos são de grande ajuda, até para as pessoas que gravam apresentações baseadas em Slides.

Isso mesmo com o Camtasia, Captivate ou CamStudio é possível gravar apresentações em slides no formato de vide e até distribuir em DVD.

Microfone

Essa não é um tutorial do Camtasia, mas mesmo assim é de leitura obrigatória, para todos que fazem design instrucional. Vamos as regras, a autora dessa lista se chama Betsy Weber:

  1. Você não deve chatear o seu espectador: Tente fazer com que a palestra ou vídeo sejam interessantes.
  2. Você deve incluir áudio: Esse é um fator fundamental! Devo confessar que nem sempre adiciono narrações em áudio. Principalmente quando o vídeo é de curta duração e estou em ambientes com muito ruído de fundo. Mas vou tentar seguir essa regra.
  3. Você deve publicar os vídeos no formato Flash: Isso eu sigo a risca! Até porque o meu material é todo destinado a Web.
  4. Você deve cuidar das dimensões do vídeo: Aqui temos um ponto importante, sempre que você for gravar alguma coisa, tente restringir a área de gravação para 800 por 600 pixels. Pelo menos essa é a dimensão que considero ideal, para compressão. As letras e ícones ficam bem visíveis.
  5. Você deve ser direto: Tente ser o mais direto possível, evite falar coisas desnecessárias. Lembre que a pessoa pode ter feito o download de um arquivo grande, então a expectativa também é grande.
  6. Você deve compartilhar o seu vídeo: Aqui temos uma opção controversa. Caso você tenha interesse financeiro nos vídeos, ficará difícil seguir essa recomendação. Mas para não dizer que nada é compartilhado, produza alguns vídeos com esse objetivo. Não precisa se um curso completo, mas algo que possa ser útil para uma grande quantidade de pessoas.
  7. Você deve evitar movimentos bruscos: Cuidado com a quantidade de Zoom a Pan que você usa nas apresentações. As pessoas podem ficar com vertigem!
  8. Você não deve gravar a tela com Webcam`s: Nunca use uma [BP]Webcam[/BP] para gravar a tela do computador.
  9. Você deve maneirar nos efeitos: Apesar de disponibilizar efeitos especiais para os vídeos, você deve evitar o uso repetitivo dos mesmos, para não tornar o vídeo monótono.
  10. Você deve assistir ao vídeo, antes de publicá-lo: Nunca publique nada antes de se certificar que tudo está correto. Essa é uma regra de ouro, mais importante até que as outras. Sempre existe alguma coisa a ser corrigida, mas para descobrir esses pontos, precisamos assistir ao material.
  11. Você deve planejar a apresentação: Um mínimo de planejamento é necessário, para isso um roteiro ou storyboard são necessários. Mas não precisa ser muito, apenas um guia geral.
  12. Você deve fazer testes: Antes de gravar a aula definitiva, faça testes com o software e os equipamentos para não passar por imprevistos ou surpresas, durante a gravação.
  13. Você precisa se divertir durante a gravação: Aqui está um dos segredos para o sucesso, não adianta falar sobre algo que você não gosta. A sua audiência irá perceber e será influenciada pelo seu discurso.

    Então é isso, tomei a liberdade de traduzir o texto e fazer alguns comentários, com base na minha experiência gravando aulas com o Camtasia. Se você quiser ler o artigo original, visite o Visual Lounge da Techsmith.

    2 Responses to “Dicas para uma boa captura de tela com o Camtasia”

    1. Mta legal a proposta dst blog tb,
      já foi pro favoritos e pro blogroll.
      Vlw. abraço.

    2. Ou e vc sabe se tem jeito de fazer zoom com o camtasia durante a gravação, sem precisar de editar depois??

    Leave a Reply