Ferramentas de apresentação online

Até pouco tempo atrás, produzir uma apresentação no computador era associado ao uso do PowerPoint e recentemente ao Impress do pacote Open Office. Com a popularização das ferramentas de escritórios online, apareceram várias novas opções para elaborar apresentações diretamente na web. Pode até parecer utópico, mas em algumas situações pode ser realmente útil usar essas ferramentas. Mas nada substitui uma boa apresentação, integrando gráficos pesados e de preferência alguns vídeos, que por enquanto só podem ser elaboradas em ferramentas para Desktop.

Antes de apresentar as opções para esse tipo de apresentação, você deve tomar alguns cuidados para usar esse tipo de ferramenta em apresentações mais sérias:

  • O local da apresentação precisa de internet rápida
  • Como será a conexão do local? Rede física? Rede sem-fio?
  • A apresentação exige vídeos e gráficos pesados?

Faça testes e ensaios, levando em consideração esses fatores para que nada saia errado.

SlideRocket

Mas caso você esteja longe do seu computador, sem uma ferramenta de apresentação por perto, mas que começar a fazer uma. Selecionei alguns serviços gratuitos, que oferecem opções para elaborar apresentações totalmente na Web:

  • BrinkPad: Aqui temos uma ferramenta que permite além de criar apresentações, desenhar na área dos slides.
  • Slideshare: O slideshare permite apenas compartilhar slides. Então ele é uma ótima fonte de informação, caso você queira saber como as pessoas estão apresentando um determinado assunto.
  • SlideRocket: Aqui temos uma opção para criar apresentações online, com várias configurações disponíveis para incrementar o visual dos slides. (Ainda em Beta Fechado)
  • ThinkFree: Essa é uma ótima opção com ferramentas para edição de textos e planilhas também, totalmente gratuita.
  • Zoho Show: Caso você já utilize algum serviço do pacote Zoho, será mais fácil aderir ao Zoho Show já que não será necessário criar um novo usuário.
  • VCasmo: Ferramenta para apresentações multimídia, com ótimos recursos. Permite integrar uma gravação em vídeo com os slides.

Entre essas opções ainda teremos em breve uma opção do Google, que ainda não disponibilizou para o público o Google Presentation.

Lembre que praticamente todas as opções de serviços apresentados, permitem exportar os arquivos gerados no formato do PowerPoint. Então podemos usar as ferramentas para gerar os textos e alguns gráficos, para depois finalizar no PowerPoint ou Impress.

Apesar de serem ótimas opções, ainda considero o Keynote da Apple, a ferramenta ideal para gerar apresentações. Com ele podemos fazer apresentações belíssimas e com gráficos soberbos. Alguns pequenos detalhes fazem dele uma ótima opção para os palestrantes profissionais, como o relógio que mostra o tempo gasto em cada Slide para o palestrante apenas. Esse tipo de coisa permite controle total sobre a apresentação. Mas por enquanto, só para os profissionais que possuem um [BP]MacBook[/BP] ou Mac de maneira geral.

Fonte: Mashable

Leave a Reply