O que é design instrucional?

Com o crescimento dos cursos a distância no nosso país, as áreas que prestam serviços ou de suporte a esse tipo de curso vem crescendo. Junto com ela, uma área do design até então relegada aos chamados CD-ROM educativos, vem ganhando cada vez mais espaço. Essa área é o design instrucional, que tem como responsabilidade formatar o conteúdo de apoio aos cursos a distância, de maneira a facilitar o aprendizado dos alunos e garantir assim o sucesso do curso.

Quais os requisitos para ser um designer instrucional? O que ele faz exatamente? Imagine que você está criando um curso a distância, e que esse mesmo curso precisará de material de apoio para os seus alunos. Você provavelmente delimitou os meios em que os alunos devem receber e interagir com esse material, que seriam a internet e impressos.

Design Instrucional Diagrama

Pois o designer instrucional vai elaborar um [BP:215]projeto de design[/BP], para que todo o seu material de apoio esteja obedecendo a uma linguagem visual adequada aos seus padrões e requisitos de aprendizagem. Por exemplo, um material para cursos jurídicos precisaria de uma formatação mais séria e que atenda as nuances do assunto, fazendo várias referências externas a itens da legislação. Como o conteúdo exige muita leitura, o design deve encontrar uma solução para apresentar essa grande quantidade de texto ao mesmo tempo.

Já um curso pré-vestibular para química, precisa além de um pouco de texto, mesclar no conteúdo apresentações de formulas e diagramas moleculares. Isso já exige uma solução de design diferente, fugindo do padrão mais textual. Até porque o público que usará esse material tem um perfil completamente diferente dos cursos jurídicos.

Percebeu a diferença? Em ambas as situações, usei a palavra solução para descrever a atividade do design instrucional, pois é isso mesmo que ele faz. Encontra a melhor solução para apresentar o conteúdo. Quando entramos em ambientes interativos, começamos um uma atividade que está muito relacionada com o design instrucional, que é o design de interação. Mas esse é um oficio direcionado a interação apenas, sem nenhuma relação direta com educação a distância.

Achou interessante? O que um designer instrucional precisa saber? Para facilitar os treinamentos e quem sabe até uma especialização, de algum designer interessado em começar a fazer esse tipo de trabalho, separei algumas características que considero importantes para um designer instrucional:

  • Compreender os objetivos do curso
  • Conhecer o público alvo
  • Compreender as limitações e possibilidades de cada mídia
  • Entender o processo de ensino
  • Conhecer técnicas de design
  • Dominar a tecnologia gráfica
  • Noções de pedagogia
  • Dialogar muito com os autores e professores da disciplina

Repare que o processo não é simples, envolve uma série de conhecimentos que muitas vezes não podem ser aprendidos com estudo, mas apenas com prática. Uma coisa que considero muito importante, todo o designer instrucional, deveria ao menos uma vez passar pela experiência de ministrar aulas. Mesmo que em ambientes presenciais, pois essa é uma experiência muito enriquecedora para qualquer pessoa que trabalha com educação.

Caso você tenha mais interesse em aprender sobre design instrucional e as teorias de aprendizagem, esse artigo sobre Design Instrucional e teoria do aprendizado, mostra muito bem como tudo funciona.

Leave a Reply