Comportamento dos alunos em ambientes de ensino a distância

As preparações dos ambientes para aulas a distância envolvem uma série de cuidados e requisitos técnicos, para garantir o sucesso de qualquer iniciativa. Esses requisitos devem ser respeitados pelos professores e tutores, para que os alunos possam assimilar da melhor forma possível o conteúdo. Muito se fala sobre os ambientes e sistemas LMS, mas pouco se comenta sobre o comportamento dos alunos nesses ambientes. Um aluno pode usar a mesma mentalidade usada para um curso presencial, nos [BP]cursos a distância[/BP]? A reposta é não!

Começar achando que os mesmos requisitos necessários para um curso presencial, se aplicam a um curso a distancia, será o primeiro erro cometido pelo aluno. Esse comportamento coloca em risco o sucesso do curso, tanto para ele como para a instituição.

Aluno a distância

Mas que comportamento é esse? O que diferencia esse comportamento? Vamos a uma pequena lista:

  • Compromisso: O compromisso com o curso deve ser maior, o aluno não pode deixar as atividades das aulas acumularem. Muito do conteúdo é baseado em pré-requisitos, sendo aproveitado posteriormente em assuntos futuros.
  • Prazos: O controle de prazos em ambientes de ensino a distância é mais rígido, aqui não é possível usar o velho jeitinho para convencer o tutor, que você é um bom aluno e merece um novo prazo. Quando o tempo acaba para uma pessoa, ele acaba para todos.
  • Regularidade: A realização das atividades aqui deve ser regular, até mesmo para que as tarefas não fiquem acumuladas. Até para que os prazos não sejam perdidos.
  • Tecnologia: Saber usar a tecnologia é fator fundamental, principalmente nos cursos que usam a internet como meio de comunicação. Você tem um e-mail? Você verifica esse e-mail todos os dias? Você sabe usar recursos como leitores RSS? Fóruns?
  • Interação: Uma das maneiras de “quebrar” a distância que separa os alunos em cursos a distância é com a comunicação. Interagir com os colegas é fundamental, então não deixe de participar nos fóruns, mande mensagens com comentários e mostre a sua opinião. Aqui não existe especo para a timidez, aproveite o “anonimato” da internet para participar de maneira mais ativa, isso conta pontos com os tutores.

Esses são alguns pontos importantes, no comportamento dos alunos em cursos a distância. Se você for aluno, lembre de seguir da melhor maneira possível as recomendações do texto, para aproveitar melhor os cursos. Caso você esteja implementando módulos de ead, na sua instituição de ensino, procure orientar os seus alunos com essas recomendações. Com certeza, eles devem aproveitar melhor os cursos com essas dicas.

Leave a Reply