Cursos de tecnologia? São realmente bons? Qual a diferença para um bacharelado?

Uma coisa que várias pessoas me perguntam é se, os chamados cursos de tecnologia são realmente bons? Você provavelmente já deve ter visto esse termo em algum lugar, são aqueles cursos chamados de curta duração. Qual a diferença entre esse tipo de curso e os cursos tradicionais de bacharelado e licenciatura? Fora o tempo de duração de cada um, que em alguns casos pode chegar a até 4 semestres em algumas áreas, isso mesmo, em apenas 2 anos você estaria com uma formação superior.

Como esses cursos conseguem ser tão curtos? Não vou entrar em detalhes mais técnicos, como os princípios pedagógicos envolvidos na concepção do curso.

Diplomas

Para entender melhor as características dos cursos de tecnologia e os de bacharelado:

  • Bacharelado: Tipo de curso em que são abordados vários assuntos de uma determinada área, com um nível de profundidade menor. Assim o estudante terá uma visão maior de um todo, podendo partir para uma especialização depois que terminar o curso. Esses cursos duram no mínimo 4 anos.
  • Tecnologia: Nesse curso temos uma abordagem mais centralizada em um determinado assunto, assim o tempo necessário para o término do curso é menor. Com uma quantidade menor de assuntos e áreas para estudar, o conteúdo abordado no curso é visto com maior grau de profundidade. Existem algumas áreas que oferecem cursos de tecnologia com duração mínima de 2 anos.

Agora que você já sabe as características dos dois, já pode escolher com mais facilidade. Se ainda restar algum pingo de dúvida, façamos uma abordagem mais realista. Os cursos de tecnologia são melhores se você pretende uma colocação mais rápida no mercado de trabalho, principalmente no aprendizado de um ofício. Não só pelo tempo mais curto, mas também pela maior profundidade com que os assuntos são abordados.

Caso você pretenda seguir carreira acadêmica ou partir para a área de pesquisa científica, os cursos de bacharelado são melhores. Como eles abrangem uma gama maior de assuntos, deixam o pesquisador com um leque maior de áreas para embasar uma pesquisa.

Essa é a minha opinião sobre os cursos, mas lembre que ambas as categorias são reconhecidas como cursos superiores. Os cursos de tecnologia delegam o grau de tecnólogo para os seus concluintes. Esse tipo de curso é aceito para concursos públicos e apresenta os mesmo benefícios, que um formando de um curso de bacharelado apresenta.

Então agora você já sabe a diferença entre os dois tipos de cursos, podendo optar por um deles de maneira mais fácil.

6 Responses to “Cursos de tecnologia? São realmente bons? Qual a diferença para um bacharelado?”

  1. Bom dia,
    Eu gostei da sua colocação, mas minha dúvida é sobre a aceitação dos formados em tecnologia no mercado de trabalho, pretendo me graduar na área de informática fico com dúvida.Ex: ciências da computação(4anos) X Tecnologia(3 anos)?

    Grato.

  2. olá
    Fico grata pelo esclarecimento,Consegui tirar as dúvidas referentes a escolha entre bacharel x tecnólogo.

  3. depois de concuir um curso tecnologico posso continuar e transforma-lo em bacharelado?

  4. Érica Simoni Pereira Divino on July 25th, 2008 at 6:47 pm

    Qual a diferença entre Gestão e Tecnologia?
    Ambos têm a duração de dois anos.

  5. Ainda nao consegui esclarecer todas as minhas duvidas, gostaria de saber se um tecnologo pode fazaer pos graduaçao e qual a diferencia entre tecnologo e gestao?
    Apos concluir o curso tecnologo posso conclui-lo como bacharelado?
    Aguardo respostas
    Grata

  6. cristian fernandes on October 9th, 2008 at 9:57 am

    sou estudante de tecnologia em segurança empresarial e patrimonial na unip.na minha opinião o bacharelado vc tem opção de mudar seu curso a partir do termino do 2o ano portanto terá 2 ou 3 anos na area para estudos especificos.Enquanto o tecnologo sâo 2 anos sem opção de trocar de curso ou area a ser formada. tendo em vista que o bacharelado e tecnologo da opção para pós graduação.acredito que dependerá muito do aluno e da estituição da ensino para o aprendizado ser satisfatorio em ambos os cursos.No brasil tudo que é moderno e abrange maiores opportunidades ao ensino enfrenta resistencia do corporativismo presente ainda,mas isto esta e ira mudar pois a concorrencia indústrial e tecnologica não permite indicações e sim competencias conhecimentos e tecnicas especificas as aréas a gerenciadas.

Leave a Reply