Dicas para palestras e apresentações: Faça a sua platéia pensar

Aqui vai mais uma dica para as pessoas que gostam ou precisam melhorar as suas apresentações. O visual dos slides no PowerPoint ou Impress ajuda a impressionar a platéia, mas se o texto dos slides não estiver bem preparado, não tem imagem de fundo que faça milagre. A escolha correta das frases e dos textos para a sua apresentação pode salvar o que poderia ser um completo desastre.

O texto para uma apresentação deve ter um sentido claro; servir como apoio para a sua apresentação. Com isso em mente, esqueça os textos copiados de documentos. Eles servem para detalhar um processo ou situação, a pessoas que estão lendo um documento. Elas esperam um texto mais formal, para esse tipo de documento.

Mas uma apresentação deveria ser uma coisa mais descontraída, sem a formalidade de um documento. Claro que existem exceções, mas na maioria dos casos as apresentações precisam cativar a platéia.

Então o que fazer? Lembre que para um processo mais eficiente, precisamos transformar a apresentação em uma conversação em que a platéia esteja interagindo. Caso contrário, estaremos em uma situação semelhante, a uma conversa em que uma pessoa apenas fala e a outra escuta. Ninguém gosta desse tipo de conversa, ainda mais quando você é obrigado a ficar de 30 a 60 minutos preso a ela.

Para transformar a sua apresentação em uma conversa coletiva, escolha textos curtos para os seus slides e sempre reserve um slide para fazer uma pergunta para a platéia. Sempre faça uma pergunta a platéia, seja para reflexão ou para resposta imediata. Isso vai fazer com que as pessoas se sintam parte da apresentação.

Uma estratégia muito comum também consiste construção de uma apresentação, baseada em perguntas. Por exemplo, você precisa fazer um treinamento em que uma série de processos na sua empresa devem ser abordados, para isso as dúvidas dos funcionários podem ser usadas como texto para o slide. A sua apresentação será baseada nas respostas a essas perguntas.

Para exemplificar melhor isso, encontrei uma apresentação muito boa que está formatada dessa maneira. Pouco texto e com várias perguntas intercalando o conteúdo:

Nota: Repare que são poucos os slides que apresentam uma grande quantidade de texto.

Apesar de estar em inglês, podemos tirar algumas lições do layout, principalmente na seqüência que leva até a pergunta:

  1. Apresente o assunto que está sendo discutido
  2. Mostre os argumentos e detalhes importantes
  3. Faça um questionamento e interaja com a platéia
  4. Assim que a platéia parar de interagir, responda a pergunta com as suas palavras

Pronto! Assim teremos uma apresentação mais interativa e interessante para a platéia. Tente seguir essas regras para conseguir cativar mais a sua audiência.

Leave a Reply