Certificação do Google para educadores e professores

Certificação profissional é mais comum na área de tecnologia. Existe para os educadores americanos uma certificação chamada Google Certified Teacher. Essa certificação é oferecida para os educadores e professores, que utilizam recursos tecnológicos, nos seus ambientes acadêmicos claro que os recursos tecnológicos são os produtos do próprio Google como Blogger, Calendar, Gmail e outros.

Os professores aprovados no processo podem usar um selo nos seus respectivos web sites, indicando que são profissionais certificados pelo Google.

Será que algo parecido poderia funcionar aqui no Brasil? Uma coisa é certa, as ferramentas do Google têm uma grande aceitação por aqui. Existe até uma página no Google Apps, explicando como o uso das suas ferramentas integradas, pode trazer benefícios para toda a comunidade acadêmica. Mas em que esse tipo de certificação pode auxiliar um professor?

Acredito que no meio acadêmico, poucos profissionais ou nenhum profissional em educação, será contratado por uma instituição de ensino, devido a essa certificação. Os benefícios de possuir uma certificação como essa, que infelizmente não está disponível no Brasil, são indiretos.

Google CT

O simples fato de estudar para obter uma qualificação semelhante, fará com que o educador se capacite para utilizar ferramentas, de naturezas colaborativas. Por exemplo, praticando o uso do Blogger o educador estará aplicando os seus conhecimentos, no use de [BP:215]Blogs[/BP] para a educação.

Quando ele estiver usando as ferramentas de escritório online, ele estará se preparando para a criação de documentos com compartilhamento. Ora, criar documentos com a colaboração de várias pessoas? Isso não lembra uma Wiki? O Google não usa esse nome, mas o conceito é muito semelhante.

Mesmo que você não tenha intenção na certificação, discuta na sua instituição de ensino o uso do Google apps, que é oferecido gratuitamente para instituições de ensino. Isso mesmo, para melhorar ainda mais todos os serviços como o e-mail, são hospedados nos servidores do próprio Google!

Quem sabe essa não seja uma boa oportunidade para a sua instituição de ensino entrar na era da Web 2.0? Acho que um serviço como esse, oferecido de maneira gratuita era o incentivo que muita gente estava esperando.

Leave a Reply