Fique atualizado com o RSS

Todos nós sonhamos em um dia utilizar a tecnologia para facilitar as nossas tarefas diárias. Apesar de ainda oferecer recursos limitados para algumas dessas tarefas, já podemos utilizar de maneira satisfatória a tecnologia existente, para acompanhar trabalhos em equipes e receber avisos sobre atualizações em documentos online. Tudo isso é possível graças a uma tecnologia chamada RSS, que é uma abreviação para Really Simple Syndication. Uma das maiores utilidades dessa tecnologia é a possibilidade de receber atualizações sobre notícias, sendo muito utilizada pela maioria dos meios de comunicação eletrônicos como jornais, para oferecer avisos sobre atualizações.

Além dos jornais, os [BP:215]Blogs[/BP] também se aproveitam desse recurso para oferecer avisos sobre atualizações no seu conteúdo. Para contextualizar melhor o assunto RSS, assista a esse ótimo vídeo da Common Craft sobre o assunto:

Fonte: Common Craft

Entendeu? Fácil não é? Mas como podemos aplicar isso no processo colaborativo?

Os chamados Feeds RSS podem ser usados para que nos possamos saber exatamente quando um sítio ou serviço foi atualizado. Podemos utilizar o RSS em duas situações:

  • Blogs: Com esse recurso é possível saber quando alguém publicou um novo artigo ou fez algum comentário em um artigo existente.
  • Wikis: O RSS permite que sejamos avisados sempre que um dos usuários em uma Wiki fizer alguma atualização no seu conteúdo.

Veja que em ambas as situações podem fazer uso da tecnologia para saber quando alguém fez atualizações, ou seja, participou do processo colaborativo. Já pensou aplicar uma Wiki em um treinamento e gerar um relatório da colaboração de cada participante? Em um trabalho em equipe?

Ainda melhor, você utilizar como parte do seu ambiente pessoal de aprendizagem vários recursos como Wikis ou Blogs? Com um leitor RSS podemos saber quando alguma nova instrução foi adicionada a um desses ambientes. Viu só? A tecnologia vai trabalhar a seu favor, o único trabalho que teremos será localizar as melhores fontes de informação.

Qual o melhor leitor RSS? Existem várias opções, tanto na parte de software como leitores online. Recomendo utilizar o Google Reader que além de ser gratuito, pode ser facilmente acessado até por celulares.

Agora que você já sabe o que é RSS, o que acha de assinar o feed do colaborativo.org? Use o link na barra lateral para assinar e receber atualizações. Desculpe-me, eu não resisti! 😉

Leave a Reply