Planejando o semestre de aulas com colaboração

Estamos no início de mais um semestre, se você é professor ou atua na área de educação deve estar no início das suas atividades para esse semestre. Você já revisou os seus planos de aula? Essa é uma parte muito importante para qualquer educador que esteja se preparando para atualizar o conteúdo das suas aulas. Essa é a oportunidade perfeita para tentar adicionar um pouco de tecnologia e interatividade as suas aulas. Mas por onde começar? Como identificar as oportunidades no plano de aulas?

Sala de aula

Para ajudar a todos, elaborei um checklist com 6 situações em que podemos aplicar recursos tecnológicos nas nossas aulas:

  • Trabalhos em equipe: Esse é um prato cheio para as Wikis! Caso o seu plano de aula esteja prevento em algum ponto do semestre um trabalho em equipe, talvez seja a hora de ir preparando o terreno para propor aos alunos o desenvolvimento da pesquisa no formato de uma Wiki. Você não sabe como utilizar uma Wiki? Então faça já uma Wiki particular para que você já possa ir treinando.
  • Complemento para as aulas: Para complementar o conteúdo abordado nas aulas o que você acha de fazer um Blog? Essa é uma ótima maneira de se comunicar com os seus alunos. Selecione outros sites interessantes sobre o assunto que você ministrou aulas. Caso você trabalhe com ensino profissional, faça comentários sobre o mercado de trabalho e notícias relacionadas à sua área. Com um Blog os seus alunos ainda podem interagir, por meio de comentários.
  • Prepare os alunos para assuntos complexos: Aqui um Blog também pode ajudar como esse é um meio de comunicação com os alunos, podemos indicar textos para leitura antes de ministrar a aula.
  • Pesquisa colaborativa: Utilize serviços que oferecem marcadores sociais como o Del.icio.us, para realizar pesquisas e encontrar material de referencia. Saber que o professor possui os textos de referencia para uma pesquisa, pode ser um grande incentivo aos alunos, para que eles efetivamente escrevam o texto e não copiem.
  • Agendamento e lembretes: Aqui os Blogs também ajudam vários deles possuem ferramentas para publicar artigos em determinadas datas e horários. Assim, caso os seus alunos assinem o seu conteúdo, podemos adicionar lembretes para eventos importantes como avaliações ou encerramento de prazos para trabalhos.
  • Divulgar o plano de aulas: Aqui podemos utilizar Blogs ou ferramentas de escritório online, para compartilhar as atualizações e ajustes no plano de aula. Já pensou poder avisar aos seus estudantes, quais os assuntos abordados na próxima aula? Um plano de aula pode variar entre cada turma, dependendo do ritmo precisamos fazer ajustes.

Essas são apenas algumas das situações. Repare que podemos resumir as ferramentas utilizadas a Wikis, Blogs e ferramentas de escritório online. Mesmo representando apenas parte das ferramentas da Web 2.0, já podemos aumentar em muito a interatividade das nossas aulas. Quem sabe os seus alunos até já utilizam esses recursos para atividades particulares.

Está se perguntando por onde começar? Veja esses serviços gratuitos de hospedagem para blogs e Wikis:

Todas essas opções são gratuitas! Agora você já sabe por onde começar faça testes, para se familiarizar com as ferramentas e aplique os conceitos nas suas aulas. Você e seus alunos só têm a ganhar.

Leave a Reply