Como escolher o tipo de curso no Moodle?

Começar a utilizar um sistema LMS como o Moodle pode ser um desafio para muitas pessoas, a organização interna e os termos utilizados às vezes deixam os mais experientes profissionais em [BP:215]educação[/BP] perdidos confusos. Sem falar no pessoal da parte técnica, que muitas vezes é incumbido de instalar e configurar o sistema para os professores. Isso acontece porque um LMS é um sistema estruturado, muito diferente de uma sala de aula normal, em que temos uma organização mais linear das aulas. Sendo essa a escolha na maioria dos casos, só em instituições com perfil mais liberal que os planos de aula acabam sendo passados em seqüência não-linear.

Para ajudar no processo de escolha, resolvi listar os três formatos de cursos disponíveis no LMS mais utilizado no nosso país que é o Moodle. São três os formatos disponíveis, com características únicas para cada um deles. Devido a filosofia do Moodle, em utilizar o construtivismo social, alguns desses formatos podem parecer muito liberais e fora da nossa realidade, precisando de estudantes com certo grau de maturidade, para que o processo de aprendizagem não se perca.

Agora vamos aos três principais formatos:

  • Formato em tópicos: Esse é o formato mais simples, em que as aulas são organizadas em tópicos numerados. Então temos uma sequencia bem definida com aula 1, 2, 3 e assim por diante.
  • Formato semanal: Com esse tipo de curso devemos utilizar datas fixas para o início e término dos cursos, já que a segmentação das aulas será baseada nas datas. Então teremos, por exemplo, a aula 1 na semana de 02 a 05 de agosto e assim por diante. O formato é semelhante ao de tópicos, mas a segmentação é feita com base em datas.
  • Formato social: Esse é o formato que considero o mais complexo e exige um grau de amadurecimento dos participantes e professores para aplicação. Aqui não existem divisões definidas, o curso se assemelha a um grande fórum de discussão, utilizando a essência do construtivismo social.

Pronto! Esses são os formatos de [BP]cursos[/BP] existentes no Moodle, qual o melhor para a sua instituição? A escolha de um deles estará condicionada aos objetivos do curso e o público-alvo. Mas já posso adiantar, caso você não tenha experiência nenhuma com o Moodle, recomendo iniciar pelo formato em tópicos. Esse é o formato mais simples e que pode ser organizado de maneira seqüencial.

Agora é só começar.

Leave a Reply