7 razões para usar Blogs corporativos

Uma das razões pelas quais comecei a me interessar Blogs foi a sua crescente utilização em ambientes corporativos. Depois de ler um livro chamado [BP:215]Blog Marketing[/BP], minha visão sobre essa ferramenta mudou completamente. Como esse ainda é um assunto que gera controvérsias nas empresas, muitas ainda tem receio sobre a sua utilização, achando que os Blogs não têm valor, como meio de comunicação.

Na última semana, encontrei uma lista com 7 motivos para uma empresa utilizar Blogs, que vão desde a organização das informações até o acesso facilitado aos textos por colaboradores e clientes da empresa. Como a lista estava em inglês, tomei a liberdade de traduzir e adaptar o texto a nossa realidade:

  1. A ferramenta de e-mail que a sua empresa utiliza não possui um mecanismo de busca eficiente.
  2. Os endereços de e-mail acabam ficando perdidos no meio das dezenas de cópias do campo CC. Às vezes é muito difícil verificar se uma pessoa recebeu cópia de um e-mail, no meio de tantos outros endereços do campo CC.
  3. Ex-empregados da empresa podem levar os e-mails quando saírem da corporação. Assim as informações importantes contidas nesses e-mails, ficam permanentemente perdidas.
  4. Muito tempo desperdiçado, verificando se uma pessoa efetivamente recebeu um e-mail, mensagens sobre caixas de entrada cheias ou endereços de e-mail errados.
  5. Com a utilização dos blogs, tanto a modéstia como o egocentrismo tem lugar.
  6. Com blogs a corporação ganha na abertura de informações importantes, que precisam ser de conhecimento comum, assim como a credibilidade da empresa ou diretoria aumenta.
  7. Os seus consumidores ou colaboradores já podem estar utilizando essa ferramenta, para projetos pessoais, então a sua incorporação será mais fácil entre os participantes.

Como fica claro no texto, o maior impeditivo para a utilização de ferramentas colaborativas em empresas ainda é o famigerado e-mail. A falsa sensação de controle que os e-mails nos proporcionam, acabam tirando o foco das coisas que realmente interessam para ambientes corporativos, que são o canal de comunicação eficiente com colaboradores e clientes.

Já pensou você conversar diretamente com os seus clientes? Outro ponto que poucas pessoas lembram sobre a utilização dos Blogs em ambientes corporativos, está relacionado ao desenvolvimento de novos produtos. Sim, na medida em que esse produto é desenvolvido, porque não compartilhar algumas idéias com os seus futuros usuários? Assim os eventuais erros já podem ser sanados.

Mas antes de partir para esse tipo de implementação, devemos lembrar que utilizar essas ferramentas requer muito planejamento, cuidados e objetivos bem definidos. Quais os pontos mais importantes desse planejamento? Selecionei alguns tópicos importantes, que devem estar bem claros para a pessoa ou equipe de implementação do Blog:

  • Quem é o publico alvo?
  • Qual o objetivo do Blog?
  • Quem deve escrever no Blog?
  • Qual o conteúdo?
  • Que recursos devem ser utilizados? Imagens? Vídeos? Podcasts?

Você tem uma empresa? Coordena uma equipe com várias pessoas? Talvez esteja na hora de abandonar um pouco os e-mails e adotar um Blog.

3 Responses to “7 razões para usar Blogs corporativos”

  1. Se as empresas realmente entendessem o valor do blog, muitas idéias nasceriam e soluções criativas iriam ser criadas.

    Fora o maior contato com seus consumidores, que geraria um fator de confiança invejável.

    []s
    Filipe em http://www.sopojo.com

  2. 7 razões para usar Blogs corporativos on November 20th, 2007 at 5:56 pm

    […] encontri o artigo 7 razões para usar Blogs corporativos que é fruto de outro artigo Seven Reasons Your Organization Needs an Internal Blog que achei muito […]

  3. Papo de Koruja » 7 razões para usar Blogs corporativos on April 23rd, 2008 at 11:30 pm

    […] encontrei o artigo 7 razões para usar Blogs corporativos que é fruto de outro artigo Seven Reasons Your Organization Needs an Internal Blog que achei […]

Leave a Reply