Como planejar uma aula, palestra ou apresentação?

Existe muito material com dicas e técnicas para preparar apresentações, [BP:257]palestras[/BP] e aulas. Todas essas situações compartilham características muito parecidas, envolvendo o domínio do assunto abordado assim como um bom domínio da platéia. Devo confessar que já ministro aulas há 5 anos, tudo que aprendi nesse período foi basicamente com muita experimentação e prática. Nunca fiz um [BP:257]curso de oratória[/BP] e só recentemente li um livro, por sinal muito bom, com várias dicas sobre oratória para apresentações e palestras.

Como esse assunto, deixa muitas pessoas, literalmente de cabelo em pé, resolvi compilar uma pequena lista com algumas dicas para que qualquer pessoa possa criar uma boa apresentação ou palestra. Vou listar alguns pontos que considero importantes no planejamento de uma apresentação ou palestra:

  1. Conheça o assunto: acho que esse ponto é meio óbvio, se você for fazer uma apresentação sobre um determinado assunto, tente estudar e conhecer mais a fundo o tema.
  2. Determine um objetivo: a sua apresentação ou aula precisam de um objetivo claro, o que a sua platéia precisa saber ao final da apresentação?
  3. Trace um caminho para chegar ao objetivo: escolha com cuidado os recursos e meios necessários para chegar aos seus objetivos que sejam vídeos, infográficos ou animações.
  4. Divida o seu tempo: saiba como dosar o tempo em cada tópico da apresentação.
  5. Faça um ensaio: praticar a apresentação é talvez o ponto mais importante, com um breve ensaio é possível identificar pontos que precisam de uma melhoria, assim como treinar a fluidez da oratória.
  6. Tenha um plano B: uma coisa que a prática nos ensina é que às vezes por mais planejada que seja a nossa apresentação, um pequeno detalhe como a total falta de interesse da platéia, pode ocasionar uma total mudança de rumo. Por isso, tenha sempre um plano B, para quando isso acontecer. Se o assunto abordado não estiver agradando, saiba como mudar o foco da apresentação para tentar “resgatar” a apresentação.

Caso você já tenha passado por dificuldades na preparação de uma apresentação, aula ou palestra, seguindo essas dicas simples, o trabalho será mais simples. Lembre que entre essas dicas, a que é mais importante é o planejamento. Posso dizer isso pela prática, principalmente no que se refere à sala de aula. Quando ministro uma aula pela primeira vez, essa aula tende a não ser tão rica. Mas quando estou ministrando essa mesma aula pela quinta ou décima vez, o assunto tende a fluir naturalmente. Isso tem reflexos na oratória e na interação com os recursos da aula, que acabam sendo mais ricos.

Mas como fazer para praticar e adquirir essa fluidez natural? Sempre que você precisar fazer uma apresentação, passe por todos os tópicos, se possível grave a apresentação com seu celular ou outro dispositivo qualquer. Depois escute a sua apresentação. Assim ficará fácil encontrar os pontos que precisam de melhorias.

Siga as dicas, as suas apresentações ou aulas devem ficar muito melhores, atingindo os seus objetivos de maneira muito mais fácil.

5 Responses to “Como planejar uma aula, palestra ou apresentação?”

  1. achei bem interessante os pontos colocados.

  2. Magda Pinto Breguêz on September 29th, 2008 at 2:54 pm

    Muito bom

  3. Bernadette Costa on November 4th, 2008 at 3:47 pm

    Gostei muito ápos a linguagem é simples tornando a compreensão mais fácil.

  4. achei muito boa suas dicas, so nao entendi, como fazer o plano B. acho muito dificil resgatar a atençao do publico.

  5. antonia wanderléia nunes da silva on January 11th, 2011 at 8:33 am

    achei muito importante suas dicas, me será muito útil.

Leave a Reply