A importância da narração no ensino a distância

Essa semana publiquei um artigo, sobre um novo recurso disponível no Slideshare, que permite adicionar narrações em áudio nas apresentações em slides. Isso me fez refletir sobre a importância da narração em áudio nos projetos e ambientes voltados para o ensino a distância. Claro que não estou querendo abolir o uso maciço de textos, mas que as explicações em áudio podem ajudar isso é inegável. Um dos maiores problemas dos [BP:215]ambientes voltados ao ensino a distância[/BP] é a impessoalidade, frieza e falta daquele acompanhamento mais humano. Vários alunos se queixam que não se sentem estimulados a estudar e muitas vezes perdem o foco dos estudos. Tudo isso devido à ausência da “figura” do professor.

Adicionar uma narração em aulas para os treinamentos pode trazes várias vantagens. Essa narração pode ser representada adicionada no formato de um PodCast, Vídeo com narração, Arquivo em Flash e várias outras mídias. Todo vai depender do projeto e recursos disponíveis no seu curso ou LMS. Uma das vantagens intrínsecas está na maior facilidade com que os participantes acessam o conteúdo. O simples fato de não precisar interpretar um texto para assimilar os assuntos, facilita o processo.

O que você acha de fazer um teste? Tente aplicar um treinamento sobre assuntos parecidos, mas com abordagens diferentes. No primeiro, utilize apenas material escrito para passar os conteúdos e no segundo, produza algum material com narração em áudio. Esse material pode ser produzido de várias maneiras, até [BP]celulares[/BP] já podem gravar arquivos no formato MP3 hoje em dia.

Depois, verifique em qual dos assuntos os seus alunos obtiveram uma melhor assimilação do conteúdo. Já posso adiantar que muito provavelmente, no assunto abordado com uma explicação em áudio a assimilação será um pouco melhor. Lembre que essa é uma questão cultural importante, as pessoas não gostam de ler, pelo menos a grande maioria. Sendo assim, nós temos que incentivar o hábito da leitura, mas também nos adaptar a essas particularidades culturais, para não deixar de lado os nossos objetivos como educadores!

2 Responses to “A importância da narração no ensino a distância”

  1. Bom dia

    Trabalho com educação a distância e sei perfeitamente do que você fala.
    O processo de aprendizagem é muito otimizado quando se utiliza audio e principalmente vídeo.

    Grande abraço

    André Neves

  2. Bom dia André,

    Infelizmente ainda são poucas as pessoas que utilizam esse recurso nas suas aulas. Principalmente devido ao tempo necessário para produzir esse material. Fora a barreira tecnologica, quando se fala em editar e compactar o áudio, as pessoas geralmente desanimam.

    Abraços

Leave a Reply