15 maneiras produtivas de utilizar Wikis

No início desse mês o blog Web Worker Daily, publicou um artigo muito interessante sobre 15 aplicações produtivas das Wikis no nosso cotidiano. Sim! Podemos aplicar o conceito de Wikis nas nossas tarefas diárias, essa é a chamada Wiki pessoal, que pode servir para vários propósitos. Você já pensou sobre isso? Será que uma Wiki poderia ajudá-lo a organizar melhor a sua vida? Segundo o artigo sim! Não só a vida pessoal, mas a profissional também! Todas as tarefas que envolvam armazenamento e controle de informações, podem se beneficiar de Wikis.

Em um artigo anterior eu já havia citado alguns serviços gratuitos que oferecem hospedagem de Wikis particulares, que podem servir para os mais variados propósitos. Então não é necessário contratar um servidor de hospedagem para possuir uma Wiki. O texto do Web Worker Daily é muito interessante, então resolvi traduzir o conteúdo para que você possa conhecer também as possibilidades que uma Wiki disponibiliza. Então vamos lá, essas são as possíveis aplicações de uma Wiki:

  1. Lista de tarefas a fazer: Com uma Wiki é possível criar uma lista de tarefas a fazer de maneira rápida, ainda por cime podemos acessar a lista de qualquer lugar. Para escrever em formato de lista, será necessário utilizar a linguagem específica de marcação para Wikis.
  2. Gerenciamento de projetos: Aqui é possível organizar um projeto, atribuir tarefas e estipular prazos. Podendo ser acessado de qualquer lugar.
  3. Manual de operação: Se você trabalha em uma empresa com acesso constante a internet, não faz sentido andar por ai com manuais de procedimentos impressos. Tudo armazenado e organizado em Wikis. No nosso cotidiano enfrentamos situações em que resolvemos problemas que não acontecem com freqüência, já pensou em escrever sobre como você solucionou esses problemas em uma Wiki? Assim ficará mais fácil encontrar as informações no futuro, quando o problema surgir novamente.
  4. Lista de procedimentos: Caso você faça uma tarefa com passos bem definidos e repetitivos, crie uma lista com os procedimentos necessários. Assim você nunca vai esquecer nenhum passo.
  5. Planejamento de eventos: Essa é uma ótima aplicação de uma Wiki, porque várias pessoas podem editar o documento ao mesmo tempo. Então qualquer tipo de evento, como casamentos, festas ou ocasiões que envolvam várias pessoas podem ser mais bem planejados com uma Wiki.
  6. Organize seus projetos: Todo profissional que trabalha como autônomo precisa reunir informações para um projeto, compartilhar essas informações com clientes e fornecedores. Uma Wiki pode tornar a experiência ainda mais interessante para os seus clientes. Discuta os projetos, troque idéias e desenvolva em conjunto a solução.
  7. Tenha controle sobre os trabalhos: Utilize as Wikis para controlar os seus trabalhos como autônomo, pagamentos, datas e outros. Existem outros serviços especializados nessa tarefa, mas tudo pode ser aproveitado na Wiki também.
  8. Objetivos: Esses podem ser tanto pessoais como profissionais. Caso você realmente resolva colocar a sua vida dentro de uma Wiki, coloque lá os objetivos e as tarefas e passos necessários para alcançar cada um deles. Assim será possível lembrar
  9. Notas e lembretes: Pessoas que utilizam a internet para trabalhar, estão sempre salvando endereços, imagens e páginas. Adicionando esse material em uma Wiki, todos ficam organizados e fáceis de encontrar.
  10. Contatos: Uma Wiki pode ser organizada no formato de uma agenda, assim será fácil manter sempre atualizados os e-mails, telefones e outros dados necessários. Caso você não tenha encontrado nenhum serviço similar na internet, uma Wiki pode ser a solução.
  11. Área de trabalho compartilhada: Caso você trabalhe em vários computadores e precise de um espaço para guardar anotações e textos, uma Wiki pode ajudar muito. Mesmo que os documentos não sejam escritos diretamente na Wiki, você pode escrever os relatórios e documentos em outra fonte e apenas armazenar na Wiki.
  12. Perguntas freqüentes: Você recebe várias perguntas sobre o seu trabalho ou produto? Você é um professor que precisa criar um banco de dúvidas freqüentes? O que acha de armazenar essas perguntas em uma Wiki? Assim ficará fácil criar uma lista com as questões mais freqüentes e as respectivas respostas. Depois é só informar o link para que qualquer um possa facilmente tirar as dúvidas.
  13. Colaboração: Essa pode parecer simples, mas é o recurso mais poderoso da Wiki. Qualquer documento, por mais simples que seja, pode ser produzido de maneira colaborativa com qualquer usuário na internet. Aproveite esse recurso para convidar seus colegas de trabalho, amigos e parentes para trabalhar em um projeto coletivo.
  14. Referências: Você tem uma lista de documentos, imagens ou códigos ou outra coisa qualquer, que precisa ser consultada freqüentemente? Guarde tudo em uma Wiki e nunca mais perca nada.
  15. Versatilidade para fazer mais: Não encontrou nenhum uso nas opções anteriores? Pois tente aplicar uma Wiki em alguma outra tarefa, com certeza você vai encontrar alguma função da Wiki para ajudar no seu cotidiano, já que o sistema é extremamente flexível.

Apesar de ser longa, essa lista nos apresenta várias idéias interessantes de como podemos utilizar as Wikis no nosso cotidiano, seja profissional ou pessoal. Você ainda não utiliza Wikis? Por quê? Agora não faltam motivos e idéias sobre como utilizar uma!

2 Responses to “15 maneiras produtivas de utilizar Wikis”

  1. 15 maneiras produtivas de utilizar Wikis on November 21st, 2007 at 5:25 pm

    […] encontrei o artigo 15 maneiras produtivas de utilizar Wikis que é fruto de outro artigo 15 Productive Uses for a Wiki que achei muito interante e portante de […]

  2. 15 maneiras produtivas de utilizar Wikis | Buteco do Koruja 2.0 on November 28th, 2009 at 6:46 pm

    […] encontrei o artigo 15 maneiras produtivas de utilizar Wikis que é fruto de outro artigo 15 Productive Uses for a Wiki que achei muito interessante e portanto […]

Leave a Reply