Ambiente Pessoal de Aprendizagem

O ato de estudar mudou muito nos últimos anos com o advento da internet, ainda lembro que uma das maiores justificativas para que as famílias assinassem um serviço de internet, era para pesquisas escolares. Assinar a internet para fiz de comunicação ou entretenimento era secundário. Hoje esse assunto ainda passa pela cabeça de muitas pessoas que tentam achar informação útil na internet, para complementar os seus estudos. Infelizmente a grande maioria ainda não sabe utilizar os recursos da internet para aprender, se limitando apenas a copiar textos inteiros para adicionar aos seus trabalhos, sejam em ambiente corporativos ou acadêmicos. Qual a melhor maneira de utilizar a internet como recurso educacional?

Uma das maneiras é criar o que os americanos chamam de PLE – Personal Learning Environment ou para nós seria o Ambiente Pessoal de Aprendizagem. Mas o que é isso? Como criar esse tipo de ambiente? O ambiente pessoal de aprendizagem é composto pelos principais recursos necessários e disponíveis na Web, para que uma pessoa possa aprender e evoluir em um determinado assunto. Os recursos são provenientes da chamada Web 2.0:

  • Blogs
  • Wikis
  • Notícias RSS
  • Podcasts
  • Videocasts
  • Redes Sociais
  • Fóruns
  • Mecanismos de busca

Sim, eu sei que os fóruns não se enquadram como ferramentas da Web 2.0, mas eles também fazem parte do grupo de ferramentas necessárias para o ambiente pessoal de aprendizagem. Então uma pessoa que esteja interessada em aprender sobre um determinado assunto, precisa selecionar as informações necessárias para o seu aprendizado, provenientes dessas fontes.

Aprender com essas ferramentas é uma maneira moderna de reunir informações, sendo até mais eficiente. As pessoas acabam aprendendo mais em ambientes informais e com pequenos blocos de informação. Diferente do ambiente existente em uma sala de aula, em que o processo de aprendizagem é altamente estruturado e planejado.

Agora que você já sabe o que é um ambiente pessoal de aprendizagem, você já possui o seu? Qual a sua área de interesse? A pior parte desse processo é selecionar as melhores fontes de informação. Pergunte a algum amigo seu ou conhecido, se ele já tem essas fontes de informação selecionadas. Indicações de pessoas que já possuem esse ambiente pronto, mesmo sem saber o que ele significa são muito valiosas! Caso contrário, a solução é procurar no oráculo [BP:215]Google[/BP].

3 Responses to “Ambiente Pessoal de Aprendizagem”

  1. Dorquelina Augusta Maia Rodrigues de Oliveira on July 4th, 2008 at 8:08 pm

    Olá, Alan
    Gostei muito das informações sobre ambiente pessoal de aprendizagem. Atualmente estou tentando desenvolver um Projeto sobre A Importância da Comunicação e Informação em Saúde, o qual tem como objeto Unidades Básicas de Saúde de uma área programática do Município do Rio de Janeiro.Porém tenho dificuldade em utilizar os recursos da internet,vou seguir sua sugestão e buscar maiores esclarecimentos sobre os recursos mencionados.
    Att,
    Dorquelina

  2. Boa tarde,Alan.

    Estou fazendo um curso à distância ( informática educativa)),tentando entender
    alguns termos(Wiki.zoho…)e, pesquisando,
    visualizei esse site com excelentes orientações.
    Mas tenho dificuldades em saber quando usar
    WiKi,blog, plataforma,fóruns…pois não estou
    familiarizada com esses termos.
    Poderia orientar-me?
    Obrigada,

    Claudia Maria 03/10/2008

  3. […] usar tecnologia como apoio em suas aulas. Repare que as recomendações levam para a criação do ambiente pessoal de aprendizagem, que já havia sido comentado aqui no […]

Leave a Reply