Google prepara versão do YouTube para empresas

O Google está preparando uma versão do YouTube para integração com o seu pacote de aplicativos para escritórios, o Google Apps. Tudo isso para facilitar o compartilhamento e a eficácia da transmissão de vídeos dentro das empresas. Mas que tipo de benefícios isso pode trazer no ambiente corporativo? A introdução de um novo meio de comunicação, esse será o maior benefício para as empresas que escolherem utilizar o serviço. Com uma comunicação mais aprimorada, já que os vídeos podem passar mensagens mais trabalhadas, de maneira mais fácil, comunicados e vídeos instrucionais podem aumentar a produtividade das equipes.

Imagine os benefícios na parte de treinamento, para os novos funcionários que estão entrando na empresa, não será mais necessário ler aquela montanha de manuais ou permanecer horas lendo textos. Uma boa base de vídeos com treinamentos pode resolver o problema de maneira fácil. Claro que o custo de produção será mais alto, dependendo dos objetivos do vídeo, será necessário investir em equipamentos e pessoal especializado. Mas para isso existe sempre a possibilidade da terceirização.

Para os gestores das empresas será uma ótima oportunidade e um facilitador, se comunicar cara a cara com os seus colaboradores. Ainda mais isso pode agregar novos valores a outras ferramentas utilizadas nas empresas como Blogs e Wikis. Um artigo de um Blog pode ser enriquecido com a utilização de um vídeo, da mesma maneira como muitos Blogs fazem hoje em dia, mas com temas mais informais.

Os detalhes sobre essa ferramenta ainda são mantidos em segredo pelo Google, mas com isso a sua plataforma de ferramentas para empresas só faz agregar mais valor. Após comprar várias empresas, inclusive algumas que disponibilizam ferramentas de comunicação por voz, a expectativa é que as ferramentas coorporativas do Google possam aumentar em muito o nível de comunicação e conseqüentemente a colaboração dentro das empresas.

Fonte: Mashable

Leave a Reply