Crie sua própria rede social com o ELGG

As redes sociais são umas das ferramentas mais proeminentes e com maior utilização entre os usuários da Web, dentre todas as chamadas ferramentas da Web 2.0. Ainda são poucas as pessoas que possuem um [BP:257]Blog[/BP], mas praticamente todos têm um perfil em alguma rede social (Orkut). Mesmo com uma crescente difamação dessas redes pelos meios de comunicação, elas são uma ótima ferramenta de comunicação e colaboração entre pessoas. Seu uso voltado para ambientes acadêmicos e corporativos ainda é tímido no nosso país, mas várias universidades nos EUA e Europa já utilizam redes sociais para criar comunidades internas, promovendo a integração e a colaboração entre os seus participantes.

Claro que isso não é feito com uma rede social oferecida por grandes empresas como o Orkut ou o MySpace. Para isso existem opções Open Source, da mesma maneira que temos alguns sistemas LMS, voltados a gestão de cursos e apoio ao aprendizado, temos sistemas que disponibilizam redes sociais. Um dos mais utilizados para esse propósito é o ELGG, que disponibiliza as redes sociais de maneira gratuita, você só precisa fazer o download do sistema e instalar em um servidor próprio. Mas que tipo de benefício uma rede social traria para uma empresa?

Bem, todos os benefícios de uma melhor socialização e comunicação entre pessoas. Para ambientes acadêmicos então, só a possibilidade de criar grupos de interesse, organizar eventos e projetos de pesquisa já podem justificar a utilização desse tipo de ferramenta, em comunidades internas de faculdades e universidades. Até mesmo os professores podem trocar informações de maneira mais fácil entre eles mesmos.

Para as empresas, essas redes podem aproximar mais as equipes e os setores, com uma maior interação entre os colaboradores. Principalmente para empresas grandes, com várias filiais distantes geograficamente. Claro que tudo isso precisa de colaboração e regras claras para evitar o uso indevido. Isso pode também direcionar a atenção dos participantes para problemas internos nas empresas. Todos sabem que uma grande parte do tempo em escritórios hoje é desperdiçada com internet, seja com redes sociais, blogs ou no YouTube. Com uma rede social interna, a empresa pode ao menos direcionar a interação dos funcionários com seus próprios colegas.

Aqui no Brasil a USP já está usando o ELGG para criar uma rede social interna, para os seus alunos e professores. Caso você tenha interesse em utilizar esse sistema na sua empresa ou instituição de ensino, tudo que você precisa é um servidor que suporte PHP e MySQL.

One Response to “Crie sua própria rede social com o ELGG”

  1. Prezado colega bom dia, tudo bem?

    Poderia informar se este sistema possui a versão para Português/BR?

    Abraços e obrigado pela dica.

Leave a Reply