Ensino a distância 2.0

A freqüência com que encontro o termo Ensino a distância 2.0, em blogs e artigos relacionados a técnicas e metodologias sobre ensino a distância é cada vez maior. Mas o que seria isso? Esse termo apareceu para diferenciar os antigos sistemas de EAD, ainda utilizados em algumas instituições de ensino, como por exemplo, o ensino totalmente baseado em material impresso, os famosos cursos por correspondência. Ainda existem cursos oferecidos nessa modalidade, principalmente para pessoas que não podem utilizar meios eletrônicos para estudar e pesquisar.

Com o surgimento da Web 2.0, em que os usuários possuem uma interação maior com os sistemas online, áreas como comércio eletrônico e comunicação, sofreram grandes mudanças. Utilizando os conceitos aplicados na chamada Web 2.0, vários pesquisadores estão classificando sistemas de ensino que utilizam as novas tecnologias, provenientes dessa nova Web como Ensino a distância 2.0. Por exemplo, um ensino que faça a utilização de Blogs, Wikis, Podcasts e Redes sociais pode ser classificado dessa forma. Até mesmo o Flickr, como recurso para compartilhar fotografias, pode ser considerado parte das ferramentas do ensino a distância 2.0.

As duas palavras chave para saber se uma ferramenta pode ser classificada como útil para o ensino a distância 2.0 são colaboração e compartilhamento. Qualquer ferramenta na web que permita essas duas ações se enquadra perfeitamente no conceito. Caso você encontre esse termo em algum documento ou artigo, já sabe que ele está fazendo referencia a esse tipo de ensino.

Como esse é um assunto complexo, que envolve várias teorias e análises sobre a metodologia utilizada na educação à distância 2.0, espere mais artigos sobre o assunto.

Leave a Reply