Mais um LMS chamado Inquisiq EX

Sempre é interessante conhecer novas opções relacionadas ao mercado de LMS, para utilizar em projetos de ensino a distância. Apesar do quase domínio do Moodle em nossas instituições ainda existe espaço para outros gerenciadores de cursos a distância. Algumas instituições de ensino ainda utilizam o BlackBoard como LMS, mas estão aos poucos migrando para o Moodle. Por quê? Bem, a resposta está diretamente relacionada ao custo, já que o Moodle é gratuito, se torna uma opção muito atrativa para as instituições privadas e principalmente as públicas.

Na semana passada, conheci mais um LMS chamado Inquisiq EX. O sistema parece ser muito bom, mas para os padrões brasileiros ele já começa em desvantagem, já que para utilizar a ferramenta é necessário comprar uma licença! Então nessa competição, o Moodle já começa em vantagem.

Mas tirando o fato de ser um sistema pago, a quantidade de recursos disponíveis é interessante se comparado a outros LMS. Entre os recursos que já acompanham o sistema nativamente podemos destacar:

  • Suporte ao padrão SCORM 1.3
  • Gera certificados para os alunos dos cursos
  • Cria relatórios em formato Excel
  • Sistema financeiro integrado, para receber pagamentos via PayPal ou Verisign PayFlowPro
  • Pode criar cursos abertos a todos os usuários e cursos restritos
  • Aceita registro automático dos usuários

Para as empresas e instituições de ensino, ainda existe a opção de contratar a solução hospedada pela própria ICS Learning Group, que é a desenvolvedora do Inquisiq EX. Para quem estiver pesquisando uma solução baseada em LMS, que seja diferente do Moodle essa pode ser uma alternativa.

Leave a Reply