dotProject: Gerenciamento de projetos open source

Ferramentas de gerenciamento para projetos, sempre foi uma área dominada por softwares como o Microsoft Project, que é literalmente “empurrado” para as empresas junto com o pacote Office. Várias vezes fui questionado sobre a existência de uma ferramenta de gestão Open Source. Até pouco tempo atrás só conhecia o activeCollab, mas nas últimas semanas encontrei um novo sistema. Para se unir a ferramentas como o activeCollab, conheci recentemente uma nova ferramenta chamada dotProject, que é um gerenciador de projetos open source, rodando totalmente na web.

Mas o que é um gerenciador de projetos? Bem, caso você nunca tenha utilizado ferramenta semelhante, um gerenciador de projetos tem como objetivo realizar o controle de tarefas, prazos, custos e todos os aspectos relacionados à coordenação e execução de um projeto. Como participantes e recursos necessários para o sucesso do projeto.

Essa é a principal função do sistema, gerenciar o progresso diário de um projeto. Quem pode utilizar um sistema como esses? Na verdade não existe limitação ou caso específico, tudo vai depender das suas necessidades e as do seu projeto. A vantagem de ser uma ferramenta de código aberto é a liberdade de uso para várias aplicações, como em ambientes acadêmicos, sem nenhum tipo de restrição. Hoje é muito difícil ensinar a uma equipe de alunos como gerenciar um projeto, sem uma licença de uma ferramenta proprietária ou então a facilidade de um sistema na web.

Com a utilização do dotProject, será possível aplicar de maneira mais fácil as técnicas de gestão para projetos nas atividades dos meus alunos, para que os mesmo já aprendam na prática como é possível gerenciar prazos e custos de um projeto. Claro que não poderia deixar de falar das pequenas empresas, que podem gerenciar os seus projetos com o custo de hospedagem muito baixo.

Para saber mais sobre o dotProject, visite o seu sítio oficial, para fazer o download do sistema e vários temas disponíveis. Antes que alguém pergunte, sim! O sistema está disponível em várias línguas, inclusive o português.

2 Responses to “dotProject: Gerenciamento de projetos open source”

  1. olá colaborativo. o blog é muito bom, com posts muito úteis. estou usando o activecollab para gerenciar alguns projetos… e tem funcionado. acredito que a nova versão melhore bem.

    eu gostaria de saber de você se tem algum aplicativo opensource, pra web, que sirva pra gestão de empresa de contabilidade, com a finalidade de oferecer sistema de pedidos (tickets), e principalmente armazenamento de arquivos (e rastreamento)… seria pra organizar arquivos diversos digitalizados… e o cliente poder consultar… além do admin da contabilidade.

    se puder me dar alguma luz… pesquisei muito mas não encontrei nada do tipo.

    abs!

  2. Estou iniciando a utilização de uma ferramenta desse tipo, pois devido ao aumento de projetos em andamento e consequentemente o nr. de pessoas trabalhando ao mesmo tempo em projetos distintos exige um maior controle para não perdermos foco, tempo e $$$. Acredito que essa ferramenta deve ajudar muito, pois os recursos presentes são inúmeros. Parabéns pelo POST.

Leave a Reply