Escritório virtual: A maneira mais fácil de começar

No longo caminho para formalizar uma empresa fora toda a burocracia envolvida acredite, não é pouca. Outro problema deve ser encarado pelos aspirantes a empresário. A escolha do endereço físico da empresa! Mas e para as empresas que devem ser baseadas única e exclusivamente na internet? Como fazer?

Essa com certeza, essa é uma dúvida comum a várias pessoas que precisam começar. Pois a solução pode ser um escritório virtual. Caso você já tenha ouvido falar sobre esses escritórios virtuais, mas nunca soube exatamente como funcionam, vou explicar do que se trata.

Hoje existem empresas especializadas em alugar os seus espaços, para que empresas ou profissionais de liberais possam utilizar os seus espaços. A variedade de opções e serviços oferecidos é grande, desde empresas que alugam apenas o endereço fiscal até baias e salas para trabalho. Como assim alugar o endereço fiscal? Um escritório virtual com endereço fiscal, apenas “empresta” o seu endereço e telefone físico para que uma pessoa jurídica utilize como endereço comercial. Alguns escritórios virtuais oferecem até caixas postais, serviços de fax, recados, Office-boy e outros serviços adicionais. Com isso já é possível registrar um endereço comercial, que é perfeito para pequenos negócios virtuais como o que estou planejando.

Para as empresas que exigem mais recursos, como baias de trabalho e salas de reunião, existem planos para esse tipo de serviço também. Até grandes empresas recorrem a esse tipo de serviço, como foi o caso do Google que quando abriu a sua primeira filial aqui no Brasil, utilizava um escritório virtual como endereço comercial. Assim todos os seus funcionários podiam trabalhar nas suas próprias residências. Só depois de certo tempo que a empresa montou a sua própria sede, deixando os serviços o escritório virtual.

Então fica aqui a dica, para aqueles que gostariam de iniciar um negócio virtual, mas precisa de um endereço comercial, a melhor alternativa é um escritório virtual. Pesquise as opções disponíveis na sua cidade, provavelmente já devem existir várias opções de serviços semelhantes.

2 Responses to “Escritório virtual: A maneira mais fácil de começar”

  1. Prezado Alan

    Sou Sócio-Diretor de um escritório virtual no Rio de Janeiro e tenho me dedicado a divulgar os escritórios virtuais através de artigos na intenet, visto serem os EVs uma solução relativamente pouco conhecida.

    Gostei do resumo apresentado, direcionado àqueles que buscam um novo negócio. O exemplo do Google é importante, pois ainda há pessoas que acreditam serem os escritórios virtuais uma solução direcionada a pequenos empresários. No Escritório Virtual Espaço 2D, por exemplo, temos como clientes desde profissionais liberais e microempresas até multinacionais.

    Deixo apenas uma pequena observação: há uma distinção entre os serviços de endereço comercial e endereço fiscal.

    No primeiro, o cliente pode utilizar o endereço do Escritório Virtual para recebimento de correspondências e em material de divulgação comercial (cartões de visita, website, fôlderes etc.).

    No segundo, o cliente pode abrir sua empresa usando o endereço do Escritório Virtual, que constará no alvará, contrato social e demais documentos de caráter legal e fiscal.

    Enquanto praticamente todos os EVs disponibilizam o serviços de endereço comercial, apenas alguns permitem também o uso do endereço fiscal.

  2. Prezados senhores,

    Estou pretendendo instalar um Escritório Virtual na região metropolitana de Fortaleza- Ceará.

    Estou com dificuldade de encontrar um modelo de contrato social e um de locação.
    Agradeceria o envio do modelo.

Leave a Reply