O segredo para o sucesso em EAD, também está na documentação

Como qualquer projeto que envolve uma grande quantidade de informações e interação com clientes, uma boa dose de planejamento é fundamental para o sucesso de um empreendimento. Com iniciativas voltadas para o ensino a distância não é diferente, sendo em alguns casos até mais importante. Posso dizer isso por experiência própria, já que estou coordenando um curso de informática a distância e também montando os meus próprios cursos no Centro de Computação Gráfica e Design (CCGD).

Documentar os processos é importante em vários aspectos coorporativos, principalmente nas empresas que almejam uma certificação de qualidade padrão ISO. Esse ainda não é o meu caso, mas quem sabe no futuro. Hoje o processo de produção e criação de cursos está bem definido. O primeiro passo, para criar um curso é analisar a viabilidade técnica e financeira para oferecer o referido curso. Por exemplo, caso o treinamento exija a compra de uma ferramenta proprietária, o retorno financeiro oferecido pelo curso será suficiente?
Esse processo deve ser documentado e padronizado, para que todas as análises realizadas sejam aproveitadas na abertura de cursos futuros. Assim os riscos envolvendo a gerência do sistema são minimizados.

Então posso dizer que a documentação dos processos está me ajudando a organizar melhor o sistema de criação e gestão dos cursos sim! Hoje já tenho os processos criados para planejar os cursos, produzir os textos e gravar as aulas. Como a maioria das minhas aulas é em vídeo, então é muito importante criar um pequeno roteiro para as aulas, assim evito que na hora de gravar os vídeos, aconteçam redundâncias ou problemas de dicção. Estou apenas passando um plano de aula presencial, para o ambiente virtual. Outro ponto interessante, os aspectos técnicos do curso também estão documentados, como o formato das aulas, elementos presentes em cada aula e detalhes dos vídeos.
Várias coisas me levaram a perceber a importância de documentar os processos. Nesse semestre tomei conhecimento de uma grande instituição aqui de Recife, que está abrindo um projeto de EAD, voltado para área de tecnologia. Antes de abrir inscrições o projeto ficou em fase de documentação, durantes 6 meses! Com certeza esse será um projeto de sucesso, pelo menos no lado operacional.

Então fica aqui a dica, antes de partir para a prática, coloque tudo no papel. Imagine todas as situações possíveis e imagináveis, crie fluxogramas e escreva o máximo que puder. Assim você estará dando um passo enorme em busca da qualidade.

Só não deixe de seguir o que está escrito depois! 😉

2 Responses to “O segredo para o sucesso em EAD, também está na documentação”

  1. Por favor, quero vender cursos livres pela internet, mas ainda não tenho site e não sei por onde começar. Como devo proceder? Você desenvolve ou poderia indicar algum site que desenvolve uma espécie de plataforma de cursos on line?
    De já, agradeço!

  2. zuleide fernandes on February 23rd, 2013 at 4:41 pm

    ola tenho uma pequena escola de informatica e gostaria de montar cursos de informatica online para pessoas que não tem tempo de ir a escola só que não tenho os programas como devo fazer será que posso compra-los já prontos

Leave a Reply