Como criar um curso?

O processo de criação para qualquer tipo de curso é semelhante, pelo menos se o objetivo é que esse curso tenha um objetivo específico. A minha experiência é maior com educação profissional, na qual já produzi uma série de cursos. Desde cursos rápidos de extensão, cursos técnicos e recentemente um curso superior de tecnologia em design gráfico.
Cada curso tem aspectos bem diferentes na hora da sua concepção, como as cargas horárias mínimas exigidas para os cursos de tecnologia ou da secretaria estadual de educação, nos cursos técnicos. Aqui no meu estado (PE), o tempo é fator fundamental de acordo com cada tipo de curso. Por exemplo, para os cursos técnicos a carga horária total mínima é de 1035 horas para cursos de informática no meu estado.
Já o curso superior de tecnologia do qual elaborei o projeto, exige 1600 horas pela legislação vigente. Isso pode variar de acordo com a área escolhida para o curso.
Os principais pontos a observar na hora de elaborar um curso são os seguintes:

  • Objetivo
  • Público
  • Tipo
  • Duração
  • Conteúdo programático
  • Material de apoio
  • Metodologia de avaliação e acompanhamento
  • Corpo docente e gestão do curso
  • Periodicidade das atualizações

Assim que todos esses itens estiverem definidos, será possível dizer que o seu curso está bem estruturado. Seja ele de extensão, técnico ou superior. Caso você nunca precise elaborar um curso, esse modelo pode ser utilizado para verificar a qualidade de um curso, junto a uma instituição de ensino.
Da próxima vez que você for fazer um curso, cobre esses itens! Caso algum deles não esteja bem definido, então o curso pode não ser tão bom assim.

62 Responses to “Como criar um curso?”

  1. Olá gostaria de uma dica.
    Sou Sérgio Moraes, coordenador técnico do Grupo Imagem, temos cursos rapidos presenciais na área de saúde, com carga horaria curta,entre 24 e 40 horas. Estou agora com um projeto, seguindo as suas dicas aqui no blog, de montar cursos rápidos de extensão ( na área de saúde, carga horaria maxima de 40 horas 100% online, ou servindo como um apoio ao aluno dos cursos presenciais)Somos profissionais nas área de fisioterapia, radiologia e enfermagem. Nesse caso para cursos 100% a distância de curta duração é preciso liberação do mec?
    Atenciosamente,
    Sérgio Moraes

  2. Érica Simoni Pereira Divino on July 25th, 2008 at 6:37 pm

    Sou coordenadora de cursos em uma escola de renome, mas precisamente do curso de Gestão Empresarial (curso livre Profissionalizante) e gostaria de saber como faço para que o meu curso seja autorizado e reconhecido pelo MEC. Quais os procedimentos a seguir?
    O curso tem duração de 184 horas com uma aula por semana é possível ou terei que aumentar a carga horária?
    O curso tem toda aquela lista que precisa ter para ser elaborado. Como devo proceder?
    Aguardo informações

  3. lorraine fabiola on December 12th, 2008 at 9:40 am

    oi estou querendo criar um curso livre aos profissionais da área de enfermagem, porém não sei onde conseguir informações. gostaria de saber onde e como posso adquirir informações precisas.

  4. maria odailza da silva f on January 4th, 2009 at 11:06 am

    sou podologa e gostaria de ministra cursos para manicure e pedicure que estajam atuando na area ou seja para prof

  5. Oi…tudo bem????

    Entrei no seu blog e gostei de muitas coisas. Parabéns!
    Eu sou iniciante no assunto ainda, mais estou trabalhando em uma área em que agora eu vou ter que criar alguns cursos de informática. Como: Word, Excel, Power Point, Introdução informática em geral… Como você ja tem experiência nesse assuntos, se você puder me dar algumas sugestões eu agradeceria muito!

    Obrigado!!!

    Att..

    André

  6. Samir Tannous on July 11th, 2009 at 11:02 am

    Bom dia, Sou Acupunturista, gostaria de montar um curso de acupuntura para especialização. Como devo iniciar um projeto, se posso montar e dá o curso sozinho.
    Já entrei em contato com a Universidade Federal daqui do meu estado e nada de resultado. Posso dá sozinho?
    Att. Dr. Samir

  7. Olá! Tenho um salão de cabelereiro e gostaria de montar um curso para manicure e gostaria de saber como faço pois quero uma coisa organiada e legalmente reconhecida.

  8. estou querendo criar um curso livre aos profissionais da área de direito e medicina, porém não sei onde conseguir informações. Gostaria de saber onde e como posso adquirir informações precisas.

  9. Boa tarde, estou querendo criar um curso livre aos profissionais porém não sei onde conseguir informações, Exe… Qual a diferença entre cursos de Qualificação e curso de Aperfeiçoamento, quais pessoas posso contrar para trabalhar? Ex-alunos,professores ou pessoas que tem o curso e já tem experiências? Com quem eu posso tirar minhas dúvidas???? Obrigado….

  10. ola, tudo bem? Estou abrindo uma escola de ingles e informatica com o objetivo de atingir qualquer publico, mas como sou novo no ramo, gostaria de saber onde consigo algumas dicas basicas, ou se voce pode me ajudar…

    obrigado

  11. Olá!!! Sou biomédica e tenho pensado muito em montar uma estutura de um curso técnico em análises clínicas e apresentar o projeto para uma escola que oferta cursos técnicos na minha cidade. Gostaria de saber como proceder, preciso de antemão ter autorização do estado? como fazr com que este curso seja reconhecido pelo MEC?
    Obrigada.

  12. Então gostaria de saber se, para realizar um Curso de Formação de Arte Educadores em Espaços Culturais é necessário que os certificados e o próprio curso seja registrado em algum órgão competente???
    Att, A.Medeiros

  13. Adriane das Neves on September 14th, 2010 at 2:36 pm

    Trabalho com cursos, tenho vários cursos na área de enfermagem e gostaria de saber o que preciso para montar minha sala de aula virtual para meus cursos.

  14. Olá!
    Me chamo Rafaela, sou eng.ambiental e tenho interesse em montar um curso para profissionais da área.

    Tenho material próprio e sede própria também.

    Meu interesse maior é em saber se tenho que ser certificada por alguma instituição para dar meus cursos e palestras.

    no aguardo,

    Rafaela.

  15. Gostaria de falar para o andre, que eu sei como criar um curso de informática. Criei vários. meu contato é stelladeniz@hotmail.com

  16. Salvador Lopes Ferreira Filho on October 20th, 2010 at 10:10 pm

    Olá, sou profissional na área lava rápido e embelezamento automotivo, e gostaria de montar um curso nesse ramo de negócio presencial e on line, pois falta mão de obra com a qualidade necessária, gostaria de sua opinião sobre o meu projeto e se possivel algumas dicas do que é necessário para que eu ponha em prática esse projeto. E se é possivel ter autorização para enviar certificados de conclusão.
    Atenciosamente
    Salvador

  17. Bom dia, tenho uma escola de Cursos livres e gostaria de acrescentar o supletivo a nivel fundamental e médio, quais os procedimentos a seguir. obrigado.

  18. Boa tarde, Trabalho na área administrativa de uma pequena empresa, onde tenho a missão de desenvolver competências básica e essencial dos colegas de trabalho, uma das propostas da direção, seria montar cursos para o desenvolvimento nas áreas administrativa , financeira , vendas e marketing , cursos bem elaborado de fácil entendimento que desenvolva as habilidades dos companheiros , gostaria de pedir algumas sugestões de como devo proceder na elaboração destes treinamentos , desde já agradeço a atenção ,
    Cordialmente
    Moacir Barboza

  19. Olá,
    Meu nome é Adriana, estou querendo montar cursos livres na área da beleza para profissionais aprenderem novas técnicas. Estes cursos teriam duração de no maximo de 8 a 30 horas no máximo.
    gostaria de saber como seria emitir certificado neste caso.
    Minha atividade principal é perfumaria e produtos de higiene pessoal, a minha intenção é que com as técnicas aprendidas os produtos serão adquiridos da perfumaria. Para os profissionais o interesse é o certificado de conclusão destes cursos.

  20. Patrícia Chagas on November 26th, 2010 at 10:45 am

    Olá!!
    Meu nome é Patrícia estou me formando em biomedicina e percebi a dificuldade de alguns alunos em certas matérias. Observando isso, que foi o meu caso em certos períodos, gostaria de saber como faço para montar um curso de curta duração para este público de acadêmicos. Quais os primeiros passos, documentação…

    No aguardo
    Obrigada.

  21. Tenho um estudio de tatuagem e gostaria de uma ajuda para dar os primeiros passos para abrir um curso profissionalizante de tatuagem, qual o primeiro orgão que devo procurar? como oficializa-la?….
    aguardo resposta,
    obrigado.

  22. Olá gostaria de saber como posso proceder para montar um curso profissionalizante de gestão empresarial.

  23. PATRICIA ALMEIDA on December 23rd, 2010 at 6:50 am

    Faço parte de uma igreja que tem um foco muito grande na melhoria de vida das pessoas, pensando neste foco, pensamos em motar alguns curos tecnicos de capacitacao basica pois nosso publico alvo sao pessoas com nivel escolar baixo. Ja pesquisei alguns modulos que gostaria de implantar porem como nao sou desta area gostraia ter embasamento em alguns pontos para levar este projeto em frente que sao:
    1 – como posso emitir certificado? o professor do curso é que assina?
    por se tratar de um curso sem lucros – sera gratis – precisa de alguma licença do mec?

  24. Olá, chamo-me Americo e sou prof. de Educacao visual. Gostaria de saber quais sao os titulos dos livros que falam como estruturar curso superior.

  25. Boa tarde,

    Gostaria de obter vosso e-mail, pois não gostaria de deixar minha pergunta a nível público.
    Obrigado
    Dora

  26. Bom dia. Encontrei seu blog enquanto procurava informações na internet sobre como abrir um curso de extensão. ^Você escreveu a algum tempo sobre o assunto, se pudesse me orientar ficaria muito agradecida. Algum site para ver as questões legais de como abrir um curso de extensão? Há a necessidade do reconhecimento pelo MEC?
    Se puder me passar algumas informações agradeço.
    Obrigada pela ateção e boa sorte com o blog.
    Paula

  27. Ola. Sou professor de um colégio particular. Estamos elaborando um curso técnico na área da administração de empresas. Gostaria de saber um “passo a passo”, ou seja, a quem devemos procurar, o que devemos oferecer para regularizar o curso junto ao MEC.
    Obrigado

  28. Olá gostaria de criar cursos profissionalizantes livres como devo proceder e a quem deve procurar?
    obrigada

  29. Olá, preciso saber como ministrar um curso livre de extensão e quais são os procedimentos, se tenho que procurar autorização de MEC ou se posso simplesmente instituir um CNPJ, os cursos são na área da educação e psicanálise, mas são praticos, tipo brinquedoteca , interpretação desenhos, não vou formar professores, mas brinquedistas, como faço para estar regularizada?

  30. olá gostaria de saber como posso fazer para dar cursos de manicure e pedicuro e dar certificados para minhas alunas legalmente ? como me legalizar?? obg pela atenção

  31. Kelly Alves on May 7th, 2011 at 2:19 pm

    Olá!!!

    EStou querendo montar junto com meu pai, cursos de aperfeiçoamento tecnicos na área das Normas Regulamentadoras, pois sou técnica de segurança do trabalho. Mais estou um pouco perdida, pois não sei por onde começar. Já pesquisei pela internet porém não obtive respostas. Quais os meios necessarios para se abrir esté curso? Preciso de liberação do MEC? Preciso de um engenheiro para assinar os certificados? Te peço uma ajuda, e deste já agradeço.

    Aguardo sua resposta.

  32. Bom dia!
    eu emeu marido montamos um curso de solda, com carga horária de 240h. è um curso profissionalizante, mas que não necessita de alta escolaridade.Nunca pensamos que esse tipo de curso deveria ser reconhecido pelo MEC. Isso é verdade? e por onde eu começo o processo de reconhecimento?
    grata
    Silene

  33. ricardo lobao on May 12th, 2011 at 1:07 pm

    gostaria de saber qual é a diferença entre curso técnico e profissionalizante, Obrigado

  34. raul jose costa on May 23rd, 2011 at 8:04 pm

    Gostaria de saber qual o paso a passo para que eu possa montar uma escola para cursos de manicure.

    Grato raul.

  35. Renato Neves on May 25th, 2011 at 2:06 am

    Olá

    Gostaria de saber se para criar cursos de capacitação na área de restaurantes como garçom e barman, por exemplo, preciso de autorização de algum orgão. Se preciso, como devo fazer para conseguilas?
    Também pretendo trabalhar com cursos curtos para amadores com cargas horárias que variam de 12 a 48 por curso. Precisarei de das mesmas autorizações?
    Como profissional liberal, posso dar treinamentos e emitir certificados d participação?

    Muito obrigado pela ajuda

    Abraço

  36. gostaria de informaçòes sobre montar curso de formaçào

  37. Simone Rezende on May 27th, 2011 at 6:10 pm

    Boa tarde!
    Sou psicóloga, atuo na área organizacional. Diante de minha experiência, percebo muitas deficiências quanto à qualificações de profissionais e que por este mostivo acabam exclusos do mercado de trabalho formal. Assim, gostaria de propor alguns cursos profissionalizantes na minha cidade. Porém necessito de informações sobre a legalização dos mesmos: procedimentos legais, registros, cargas horárias, exigências sobre corpo docente, etc.
    Desde já agradeço.

  38. Dailton Batista Alves on May 29th, 2011 at 1:23 am

    Preciso de Informações:
    Trabalho com Eja e Pós Graduação. Desejo montar um Curso Técnico em Enfermagem. Como devo proceder? A quem devo recorer? Conselho Estadual de Educação do meu Estado?

    Muito Grato pela informação.
    Dailton Alves

  39. KELLY PATRICIA on June 27th, 2011 at 10:35 am

    Olá!

    Gostei das dicas e gostaria de uma orientação. Meu patrão é mecânico profissional e tem uma loja de moto peças e mecânica, nos moramos num município pequeno onde as oportunidades são poucas, gostariamos de promover um corso rápido e básico sobre mecânica de motos p/ jovens e adolescentes. Como podemos promover este curso? e a certificação, como poderemos oferecer?

    Desde já agradeço!

    Kelly

  40. Sou professor de matemática. Poderia me dizer os procedimentos necessários para abertura de um curso de formação continuada para professores de matematica? Quero que o certificado seja válido para esses professores. O que tenho que fazer?

    att
    Everaldo.

  41. Regis Castilho Martins on November 19th, 2011 at 10:08 am

    Olá.
    Gostaria de saber qual o procedimento para ministrarmos, eu e minha esposa, cursos de unhas artísticas, cabeleireiro, manicure, pedicure e de iniciação à podologia.

    Quais os procedimentos, passo a passo, para que eu possa estar apto a ministrar esses cursos e emitir certificados (com validade) para os alunos que concluírem os cursos.

  42. Desejo montar um Curso Técnico em Enfermagem. Como devo proceder?

  43. Olá,

    Sou professor de educação profissional e superior, gostaria de saber a respeito de procedimentos necessários para abertura de cursos de formação continuada para professores nas área de matemática e tecnologia educacional. Quero que o certificado seja válido para os professores.
    O que preciso fazer???

    Desde já agradeço pela atenção e aguardo resposta,

    André

  44. Olá, boa noite!
    Eu sou estudante de Biomedicina, me formo ano que vem (2012.2).
    Vi que existem algumas dificuldades para se encontrar cursos de extensão em diversas áreas do conhecimento na minha profissão. Tendo em vista essas dificuldades, resolvi abrir uma empresa/escola que possa ofertar cursos de extensão, apenas extensão. Já sei que eles não precisam de autorização do MEC. Mas queria saber quais os procedimentos para abertura desta empresa/escola.
    Pode me ajudar?

    att.’

  45. sou profissional na area de estetica canina e gostaria de formar um grupo para dar aulas na area.Gostaria de informações do que e necessaria para ao final do curso poder fornecer aos “alunos” um certificado.Eu possuo o meu certificado!

  46. Estou querendo montar uma empresa de curso online, mais quero causar um diferencial entre as demais, ou seja, quero que todos os cursos sejam reconhecidos pelo MEC, qual procedimentos devo seguir.

  47. Olá! Sou dono de uma escola particular da Educação Infantil ao Ensino Médio. Gostaria de saber como posso conseguir o registro para colocar o Ensino Médio técnico em minha escola
    Desde já agradeço

  48. anderson de andrade on January 1st, 2012 at 10:10 am

    uma pessoa formada em história pode oferecer cursos livres e assinar diplomas.

  49. olá!!! eu acabei de fazer um curso técnico de estetica no senac, agora que abrir um curso livre na área da estetica o que devo fazer?

  50. Olá,

    Tenho um curso livre profissionalizante no Rio de janeiro e gostaria de saber se você pode me ajudar fornecendo algumas informações para que eu possa iniciar um curso tecnico em minha área.

    Desde já agradeço sua atenção,

    Valéria Vaz

  51. Adriana Messias on January 18th, 2012 at 3:56 pm

    Olá,
    Estou montando uma empresa de consultoria e gostaria de oferecer alguns cursos de qualificação profissional e treinamentos na área de beneficiamentos de minério com certificação. Eu sou Pedagoga e meu sócio é Engenheiro de Minas. Nós poderíamos assinar o certificado? Precisamos da autorização de quem?
    Obrigada
    Adriana Messias

  52. Maria Helena dos Santos on September 10th, 2012 at 6:04 pm

    Boa noite. Eu sou advogada e estou querendo montar um curo livre de direito mas, não tenho idéia de como poderia ser. Poderia me auxiliar?

  53. Boa tarde,
    Sou proprietário de uma empresa de consultoria e treinamentos, e quero montar cursos profissionalizantes de baixa carga horária, ou seja 40 horas, legalmente preciso de que?
    Sds,

  54. Boa noite!!!!

    Sou professor de nível superior, mas estou com diversas turmas para um curso rápido de 24 horas em matemática financeira com utilização da HP, posso emitir certificado sem estar vinculado a alguma instituição de ensino???

    Grato,

    Ricardo Vitor

  55. olá
    sou enfermeira faço pós graduação de uti neonatal estou montar cursos livres de uti neonatal ,cuidador de idosos e reciclagem para técnico em enfermagem, eu como enfermeira posso emitir o certificado pra ele ser valido qual o procedimento que eu tenho que tomar?
    pode me ajudar?
    obrigado

  56. maria cristina silva on March 3rd, 2013 at 5:49 pm

    olá, sou Maria Cristina.
    tenho uma emoresa de consultoria e assessoria, gostaria de oferecer cursos profissionalizantes autorizados pelo MEC, como faço?

  57. olá , sou micro pequena emprearia, e gostaria de montar minhas proprias apostilas, e registrarmeus cursos, quais são os procedimentos

  58. Olá! sou esteticista formada em cursos livres tecnicos e gostaria de ministrar cursos livres de designer de sobrancelhas, como faço para registrar, emitir certificados e estra dentro da lei?
    Pode me ajudar?
    Obrigada

  59. rita denise lins costa on April 11th, 2013 at 10:59 pm

    Boa Noite!
    Sou coordenadora oedaGÓGICA DE UMA ESCOLA DA rEDE cENECISTA E GOSTARIA DE SER INFORMADA EM COMO ABRIR CURSOS PROFISSIONALIZANTES COM PREÇOS POPULARES , COMO FAZR PARA IMPLANTAR,REGISTRAR E EMITIR CERTIFICADOS DENTRO DA lei.aguardo resposta urgentes.

  60. lucineia hammer on April 16th, 2013 at 10:59 pm

    ola sou manicure quero ministrar um curso de profissionalizante de manicure e nao sei como fazer para te validade o certificado? o k devo fazer ?
    espero anciosa a resposta URGENTEEEEEESOU DE RONDONIA

  61. Bom Dia
    Estou com a idéia de montar um curso profissionalizante, preciso de alguma registro do MEC? Caso sim, como faço para registrar?

  62. Fui convidada para dar um curso de manicure pedicure;
    É a primeira vez que vou fazer isso,como devo proceder?
    Gostaria de dicas para ministrar esse curso…obrigada

Leave a Reply