Modelo dos 3C de colaboração

Você já se perguntou quais os requisitos necessários para que exista a colaboração em equipes virtuais? Encontrar um modelo para a colaboração é geralmente tema de vários artigos científicos e trabalhos acadêmicos. Um modelo de colaboração abordado com freqüência em vários desses artigos é o chamado Modelo dos 3C, que determina os requisitos necessários para que possa existir uma colaboração efetiva, entre membros de uma equipe, seja ela virtual ou não. O modelo explica que as pessoas precisam Comunicar, Coordenar e Cooperar para que exista a colaboração.

O modelo é simples e descreve com eficiência as necessidades básicas de um ambiente colaborativo. Esse modelo inclusive pode ser utilizado para avaliar os sistemas de colaboração existentes no mercado. Caso você precise escolher uma ferramenta de colaboração virtual para a sua empresa ou projeto, utilize esse modelo para saber se o sistema atenderá as suas necessidades.

Modelo dos 3C para colaboração

O primeiro ponto a analisar está relacionado à comunicação entre os membros da equipe. Quais as ferramentas de comunicação disponíveis no sistema? Claro que esse é um fator importante quando o assunto é trabalho em equipe. Imagine como duas ou mais pessoas editando um mesmo arquivo podem chegar a conclusões mais rápidas, quando as mesmas podem discutir em tempo real via chat ou videoconferência.

O gerenciamento da equipe é outro fator muito importante, já que é necessário estipular prazos e agendar tarefas para alguns membros do projeto. Aqui entra em questão se o sistema oferece algum tipo de opção para gerenciar a atividade da equipe, como agendamentos e gestão de tarefas.

Por último você deve analisar quais as ferramentas o sistema dispõe para a cooperação de tarefas. Caso dois ou mais participantes da equipe precisem editar arquivos ou documentos ao mesmo tempo, como o sistema gerencia isso? Uma nova versão é criada? Apenas um usuário pode editar o arquivo?

Então agora sempre que for necessário avaliar se um sistema online é suficiente para os propósitos do seu projeto, utilize o modelo dos 3C para analisar os recursos e decidir se o sistema atende as suas necessidades.

Leave a Reply