Ensino colaborativo com Moodle

Nas minhas experiências com ensino colaborativo, tanto em sala de aula como na coordenação de um curso técnico a distância, ficou claro que uma ferramenta tecnológica é fundamental para proporcionar os meios necessários, para a colaboração entre os alunos.

A ferramenta mais utilizada aqui no Brasil hoje para gerenciar cursos a distância, permitindo um ensino colaborativo é o Moodle. O curso em que sou coordenador utiliza essa ferramenta como sistema de interação e estudo dos alunos. Uma das grandes vantagens do Moodle é que ele foi concebido para funcionar sob a ótica do construtivismo social. Então ele já está preparado para oferecer colaboração online.

Essa colaboração pode acontecer de várias maneiras com o uso de fóruns, Wikis, Chats e outras ferramentas existentes no sistema. Uma das características interessantes em relação ao sistema é o fato de não ser possível induzir o aprendizado dos participantes dos cursos. Isso mesmo!

Moodle Logo

O sistema foi desenvolvido de maneira a deixar a progressão das aulas e tópicos a critério dos estudantes. Então fica complicado induzir um aluno a completar a aula de número 3 somente depois de finalizar a aula 2.

Nos próximos meses estarei investindo em uma escola online, voltada para educação profissional. O sistema utilizado pela escola para treinamentos e gestão dos cursos a distância será o Moodle. Você pode verificar um piloto dessa escola no meu sítio pessoal.

Hoje só tenho um curso pronto, mas logo estarei disponibilizando mais cursos nessa escola piloto. A experiência com o Moodle tem sido muito boa, e ao longo do processo publicarei mais novidades sobre a gestão desses cursos.

One Response to “Ensino colaborativo com Moodle”

  1. Rita Claudia Fiquer on August 16th, 2009 at 2:00 pm

    É muito bom saber que existem sites como este
    para nós universitarios é importante ter varias formas de podermos
    compartilhar nossas duvidas e opiniões.

Leave a Reply